Viriato inspira grande produção em Viseu

O mui valente herói lusitano, Viriato, é um dos nomes incontornáveis de Viseu e da sua história.

Assume o cariz de figura emblemática da cidade são muitas as iniciativas que adotam a sua biografia para os mais diversos fins culturais.

Desta vez, Viriato, serve de inspiração para uma grande produção de teatro de rua que irá invadir Viseu e a Feira de S. Mateus este ano.

O Trigo Limpo Teatro ACERT assina esta mega produção que reúne uma dezena de parceiros e mais de 200 pessoas que irão dar corpo e alma a uma marioneta gigante que, na figura de um menino irá encarnar a figura do grande guerreiro Viriato.

Esta produção não surge por mero acaso, e pretende assinalar os 40 anos da ACERT.

Viseu partilha, assim, a nova criação da ACERT, elegendo-a como uma das novidades da programação cultural e de animação da maior e mais antiga Feira Franca do país.

O projeto nasce do desejo acalentado pelo município e pela ACERT, um sonho que se tornou diálogo construtivo e se alargou à participação de vários atores culturais da cidade e da região, surgindo, também, como uma inovação na programação da Feira de S. Mateus.

São mais de 200 os participantes neste projeto de entre atores, artistas, músicos, técnicos e a própria comunidade que se junta ao Cine Clube de Viseu, Teatro Viriato e à Companhia Paulo Ribeiro, Conservatório Regional de Música de Viseu, ZunZum, Teatro Regional de Montemuro, a Girassol Azul e à Companhia DeMente.

Para este ano estão previstos 5 sessões deste espetáculo que tem o nome provisório de “Viver Viriato” na Feira de S. Mateus, sendo que 3 deles decorrerão no próprio recinto da Feira, no dia de abertura a 5 de agosto e a 11 de agosto, dia do fecho e no dia 28 de agosto, dia de Viriato.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *