Prémio Abel Manta vale 5000€

Está aí mais uma edição do Prémio Abel Manta, um concurso que procura valorizar as artes plásticas e artistas nacionais.

Até dia 30 de Abril, os interessados podem fazer a sua inscrição no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, para tal basta ter 18 anos e ser Português ou residente no nosso país.

O vencedor e obra premiada serão anunciados no dia 18 de Maio, altura em que se assinala o dia Internacional dos Museus. O prémio, no valor de 5.000€ será entregue no dia 11 de agosto quando for inaugurada a exposição com as obras premiadas e selecionadas.

Este concurso vai já na sua 7ª edição, tratando-se de um evento bienal, e tem como finalidade promover artistas plásticos nacionais, dando-lhes a oportunidade de darem a conhecer as suas obras em exposição, valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da Programação Cultural do Município.

 

O PINTOR ABEL MANTA

Jogo de damas, 1927, Óleo sobre tela

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de Outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.
Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.

Consulte o regulamento no site do Município de Gouveia (disponível a partir de 1 de Fevereiro).

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *