Maria Gil Cabral é estrela na Feira Medieval de Belmonte

Em Belmonte já se sente no ar o regresso ao passado. Este ano a história a ser revivida na Feira Medieval será a da Bisavó de Pedro Álvares Cabral. De 11 a 14 de agosto visite a Feira Medieval de Belmonte.

Esta é uma Feira Medieval que se destaca na região pela sua dinâmica e pela diferenciação em relação àquelas que se realizam em vilas, aldeias ou cidades aqui perto. É especial por contar histórias e não apenas por se vestir de época.

Para esta edição prepara-se um cenário que conta a história de Maria Gil Cabral, uma das primeiras na linhagem familiar de Pedro Álvares Cabral, a filha ilegítima do Bispo da Guarda, Gil Cabral, o qual lhe deixou todos os seus bens, mediante a condição de construir uma capela e um morgadio.

Respeitando as determinações testamentárias, Maria Gil Cabral constituiu o referido morgadio em Belmonte, que transmitiu ao seu sobrinho Luís Álvares Cabral, bisavô de Pedro Álvares Cabral.

Maria Gil Cabral não vai deixar de lutar para garantir que o seu sobrinho Luís Álvares Cabral herde o morgadio de Belmonte deixado em testamento pelo seu pai D. Gil Cabral, Bispo da Guarda.

Mas, será que Martim Vasques da Cunha, senhor de Belmonte vai permitir isso? Este conta com a cumplicidade de Catarina Álvares Cabral, sobrinha de Maria Gil Cabral. Já a doce Maria Álvares Cabral apoia o seu irmão Luís. Grandes desígnios ele irá cumprir e perpetuar o nome dos Cabrais através dos tempos.

Saberemos o desfecho desta história nos quatro dias em que decorre a Feira Medieval de Belmonte.

Para este ano há mais inovações como o alargamento do horário de funcionamento, podendo os visitantes passearem pelas ruas onde decorre o evento até às 2 da manhã.

A feira conta com muitas iniciativas teatrais, espetáculos noturnos, torneios a cavalo, animação de rua, uma ceia medieval, torneio de luta de espadas, oficinas diversas, passeios de burro e cortejos, entre outras.

Para este ano estão esperados 150 expositores e mais de 40 mil visitantes, a organização preparou parques de estacionamento e transportes gratuitos até ao espaço da feira.

 

 

7302 replies