A chocalhar somos felizes!

E já se passou um ano! No corpo já lhe sentimos o frenesim, na alma a saudade é palpável e já falta pouco! Sigamos rumo a Alpedrinha porque neste fim-de-semana vamos chocalhar!

Está aí, já a partir do dia 16 e até dia 18 de setembro o Chocalhos, Festival dos Caminhos da Transumância de Alpedrinha, no Fundão.

chocalhos

Na génese deste Festival está a memória, ou melhor, a vontade de se preservar a memória recordando a altura em que os rebanhos passavam pelas ruas desta vila serrana rumo aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.

Quem visita Alpedrinha por estes dias encontra uma programação diversificada em torno da divulgação do artesanato pastoril e da música popular e tradicional que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores. Poderão provar algumas das mais apreciadas iguarias da região, como queijos e vinhos, enchidos e doces.

Mas os Chocalhos é muito mais que isso.

É um festival que envolve todos os habitantes de Alpedrinha que abrem as suas portas aos visitantes acolhendo-os como quem recebe os amigos de longa data, oferecendo e dando a conhecer as suas iguarias numa festa cheia de movimento e que traz à rua centenas de pessoas, que se movimentam ao som da música que se pode ouvir em cada esquina, num espírito e cheiro que só na serra se sente.

Esta é uma festa que, devido ao seu espírito de vizinhança, tem atraído cada vez mais turistas, fazendo com que os Chocalhos seja um dos eventos mais aguardado da região, sendo um dos pontos de encontro de muitas pessoas que todos os anos aqui acorrem numa romaria que só termina no final da festa.

Este ano a região convidada é o País Basco, em Espanha, que vem partilhar o seu património musical e etnográfico e os seus produtos agroalimentares.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *