Cobertor de Papa está na moda

A região está cheia de produtos endógenos de elevada qualidade.

Muitos deles já foram descobertos, outros estão a ser alvo de grandes promoções para que o mundo possa ter acesso a estas pérolas.

Outrora um tecido considerado de uso exclusivo por pastores, e com uma conotação muito rígida em relação à Serra da Estrela, o Burel tem vindo a conquistar o mercado, apresentando-se como um tecido versátil e que pode originar peças de vestuário ou decoração de elevada qualidade e interesse, sendo, agora, considerado mesmo um tecido de design.

Esta nova vida dada ao Burel vem fazer com que este produto tão típico da região não desapareça, e que venha dar origem a novas ideias de negocio e novos criadores, prolongando a memória do tecido e dando-lhe novas perspectivas de futuro.

Depois do Burel é a vez do cobertor de papa conquistar a moda nacional, com esperança que essa conquista vá além fronteiras, porque disso pode depender, mesmo, a sobrevivência da arte e do produto que começa a ter poucos artesãos.

De modo a que este produto ganhe novo fôlego e novas vidas o Município da Guarda tem feito muitos esforços no sentido de reinventar este produto e com isso permitir que não desapareça no tempo.

Com o objetivo de dar a conhecer a versatilidade deste que é o cobertor típico da Guarda, o mesmo irá “invadir” as próximas edições do Moda Lisboa e Portugal Fashion através da estilista Alexandra Moura que irá apresentar peças produzidas a partir do cobertor de papa (peça de lã de fio grosso).

O desafio foi simples: pedia-se à estilista que cria-se cinco produtos a partir daquilo que é a matéria-prima que originava o cobertor de papa”.

Este cobertor é feito a partir de lã churra de ovelha e é conhecido pela sua elevada resistência.

AlexandraMoura

Este é um desafio que quer dar a conhecer as potencialidades do tecido de que são feitos os cobertores de papa e que pode ser utilizado em mais peças, mostrando a sua versatilidade e potenciando a produção deste produto na região.

A estilista adiantou que tem muito orgulho em fazer as peças, garantindo que na Moda Lisboa as peças serão colocadas no expositor onde terá os seus artigos para divulgação e venda, rematando que serão peças diferentes do desfile e também com um outro conceito.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *