Queijo Serra da Estrela é Gourmet com certeza!

Ahhh esse pecado de cor amarelada que se deixa derreter para que as nossas papilas gustativas se deleitem de prazer!

Um dos maiores pecados deste país é nascido e criado na Serra da Estrela. Um prazer que em mais nenhum local do mundo pode ser replicado. Seja barrado no pão, seja acompanhado com tostas ou marmelada, escorrendo deliciosamente das suas cintas, enchendo o prato de um delicioso e pecaminoso creme. Seja aquele mais rijo que se lasca e se aprecia com um bom vinho da região num bailado degustativo dos deuses que nos faz tão felizes! Falo do queijo!

Quem vive por estas bandas sabe reconhecer um bom queijo, e não, não é aquele que se vende nos supermercados nacionais. Falamos daquele Queijo Serra da Estrela que, apesar das muitas restrições a que está sujeito, nasce das mãos de artesãs que insistem, quase teimosamente, em manter abertas as suas explorações familiares. São estas que fazem o verdadeiro Queijo Serra da Estrela. Mas não é acerca destas demandas de preservação das raízes e tradições que me vou dedicar neste pequeno texto. Hoje falamos de Queijo Serra da Estrela, sim, mas acerca de um evento que o enaltece ao nível gourmet!

casa insua

Casa da Ínsua

Tem lugar, já no dia 18 de abril, no hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, a segunda edição do evento “Queijo da Serra da Estrela à Chef”, onde irão participar seis Chefs, mas não falamos de uns Chefs quaisquer, até porque o Queijo Serra da Estrela merece o melhor, falamos de Chefs reconhecidos, alguns mesmo com estrelas Michelin. Falo de Senhores como Albano Lourenço, Francisco Siopa, João Rodrigues, Ljubomir Stanisic, Miguel Laffan e Vicent Farges. E que belo grupo aqui temos! O desafio consiste em promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP, e para isso os Chefs irão criar um menu de degustação onde o Queijo será Rei!

Não se pode falar de Queijo Serra da Estrela sem pensarmos em acompanhar o dito com um bom vinho, pelo menos para mim é imperioso, e pelos vistos a organização também o acha já que irá estar presente, neste evento, o sommelier Rodolfo Tristão que irá brindar os convivas presentes com alguns vinhos do Dão que irão harmonizar com os pratos e deliciar os afortunados que tiverem a oportunidade de participar neste evento.

Os responsáveis por este banquete dos sentidos são os senhores da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões que querem, com este tipo de iniciativas, sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto, alertando para o facto de este Queijo só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela ou Churra Mondegueira que pastam nesta região. A mim já me tinham convencido a partir do momento em que me apresentaram um belo, genuíno, amarelo e brilhante, Queijo Serra da Estrela.

Tânia Fernandes

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *