Conheça o Carnaval 2017 na Região!

Está aí o Carnaval 2017!

Um pouco por toda a região os foliões preparam-se para sair à rua mascarados, ou não, de alegria e diversão, circulando um pouco pelas principais cidades e vilas da região que, por esta altura, apresentam cartazes que atraem milhares de visitantes à Serra da Estrela.

Na Heartbeat fizemos o levantamento dos principais eventos, fique a conhecê-los:

 

GuardaFolia

Na cidade mais alta o Carnaval começa a ser um dos eventos referência com o Julgamento do Galo a marcar o ponto alto das festividades Carnavalescas.

No dia 24 começa o Carnaval 2017 da Guarda com o Cortejo Infantil, entre a Alameda de Santo André e a Praça Luís de Camões.

No domingo de manhã tem lugar a Fun Run, uma corrida pelas ruas da cidade e onde os participantes deverão aparecer mascarados.

Na tarde de domingo o Galo do Entrudo será Julgado pelos seus pecados e condenado à fogueira na Praça Luís de Camões.

De 24 a 26 pode visitar as Tabernas do Entrudo onde poderá degustar muitas iguarias da época.

Nas noites de 24 e 25, no Teatro Municipal da Guarda pode assistir ao espetáculo de Fernando Mendes “Noivo por acaso”, no dia 28 Luís Franco-Bastos apresenta “A voz da Razão” fecha p GuardaFolia com um espetáculo de Stand-up Comedy no TMG.

 

ExpoEstrela em Manteigas

Esta é a festa maior de Manteigas e tem vindo a ser um dos cartazes mais interessantes e chamativos da região. Este ano, além das mostras de artesanato, indústria, serviços, associativismo e gastronomia, o cartaz conta com atuações dos Quinta do Bill, Orquestra de Sopros “Música Nova” e Cleto no dia 25 de fevereiro.

No dia 25 sobem ao palco a Tuna de Tecnologia e Saúde do Porto, a Banda Boa União – Música Velha e Funk Pop Music.

O dia 27 promete ser de animação com Tiago Bettencourt e Capicua a subirem ao palco da ExpoEstrela.

O último dia é dedicado à folia do carnaval com o desfile a percorrer as ruas da vila.

 

 

IV Feira tradicional de Enchidos e Sabores de Belmonte

Belmonte também se prepara para receber o Carnaval 2017 com muito sabor. Decorrerá nos dias 25 e 26 a feira Tradicional de Enchidos e Sabores, com mostras dos melhores produtos da região e animação a cargo dos Funk You Brass Band, Manta de Ourelos, Virgilio Faleiro e Concertinas.

 

Entrudo Gordo no Sabugal

No Sabugal o Carnaval 2017 é cheio de animação e muito Gordo.

Sob o tema “Contos Infantis” decorre no domingo o desfile de Carnaval, ponto alto das festas. O Mercado do Sabugal será, no domingo, o palco do “Mercado da terra – Entrudo Gordo”, local onde poderá ficar a conhecer as atividades ligadas ao mundo rural e ao artesanato do concelho da região.

 

ExpoSerra em Gouveia

Em Gouveia decorre mais uma edição da ExpoSerra, uma feira de atividade económicas que dá a conhecer os produtos endógenos locais e regionais.

A par da ExpoSerra, decorre também a Feira do Queijo da Serra da Estrela, no domingo de carnaval, as atividades do Carnaval da Serra a 26 de fevereiro e o enterro do entrudo, a 28.

 

 

XII Feira das Tradições e Atividades Económicas do Concelho de Pinhel

Na cidade Falcão o Carnaval 2017 é dedicado à mostra do que de melhor o concelho tem para oferecer.

As freguesias do concelho continuam a ter lugar de destaque, a par dos empresários e dos demais produtos endógenos do concelho como o vinho, azeite, mel, enchidos, entre outros. A mostra de atividades económicas, produtos e serviços de diferentes zonas do país também garantem o seu lugar nesta feira.

Do programa fazem parte as atuações de Anselmo Ralph e Olga Ryazanova no dia 24, Santamaria, Sangre Ibérico e Diego Miranda, no dia 25 e Aurea, Hi-fi no dia 26.

 

Figueira de Castelo Rodrigo e as Amendoeiras em Flor

Entretanto decorre até 12 de março a festa das Amendoeiras em Flor, com diversas atividades culturais e desportivas. No dia 24 de fevereiro atua Maria Lisboa e decorre o Desfile de Carnaval. No dia 25 atuam os Canta Brasil e o Organista Beto.

Depois do Carnaval poderá assistir no dia 3 de março ao espetáculo de Maxi e MLZ, no dia 4 tem lugar o 7º Raid TT, e atua Romana e Rilufe. No dia 5 participe na Festa do Almendro em Barca D’Alva. No dia 10 de março terá lugar a 4ª Concentração Motard e atuam os Soma e Segue, sendo que no último dia atuam os TV5 Music.

 

Feira do Queijo em Celorico da Beira

Já a decorrer desde o dia 18, a Feira do Queijo de Celorico da Beira é também um dos pontos obrigatórios do Carnaval 2017 da região.

São várias as atividades que têm vindo a acontecer, com destaque para a Revista à Portuguesa “Tu Queres é Revista” no dia 24 e para a atuaçõ de Canário e Amigos no dia 25.

 

Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

Também neste fim-de-semana Seia dedica as festividades ao Queijo Serra da Estrela, com mostras dos principais produtores e produtos da região. Uma oportunidade maravilhosa para conhecer melhor o produto rei da Serra da Estrela.

 

Carnaval em Nelas e Canas de Senhorim

O Carnaval vive-se intensamente em Nelas e em Canas de Senhorim e este ano não será exceção com o programa a começar no dia 25 com o Baile Solidário. No domingo junte-se aos foliões no Desfile Carnavalesco que decorrerá também no dia 28, dia em que terá lugar a Troca de Rainhas. O Entrudo será queimado no dia 1 de março.

Em Canas de Senhorim os desfiles decorrem no dia 26 e 28. O Baile de Carnaval tem lugar nos dias 26 e 27, dia em que tem lugar a Segunda-feira das Velhas.

No dia 1 de março participe na Batatada (leve prato, talher e copo) e na Queima do Entrudo.

Difícil mesmo é conjugar as agendas!

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *