Os Melhores do Dão 2016

As vindimas no Dão já foram feitas e os cestos já estão lavados.

Altura de balanços e de reconhecimentos. Foi isso que a Comissão Vitivinícola Regional do Dão fez, tendo já anunciado aqueles que eles consideram ser os melhores de 2016. Começaram pela Melhor Vinha do Dão 2016, com a Quinta da Fata a sair vencedor com a vinha de Touriga Nacional e Alfrocheiro de 3,34 hectares.

fata

Num ano de difícil cultivo, em que as condições meteorológicas não foram as melhores, os produtores deram o seu melhor para manter as vinhas saudáveis e belas.

O produtor Joaquim António Santos Carvalho com parcela em Carvalhais de Touriga Nacional com 1,3 hectares surge em segundo lugar. Este concurso que foi formado por 5 elementos representativos de quatro organismos, Vanda Pedroso e Jorge Esteves Sofia da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, João Pinto em representação da Sapec – Agro Portugal, Rodrigo Costa Confraria de Enófilos do Dão e António Mendes Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

O terceiro lugar coube a Alameda de Santar com 0,89 hectares da uva Jaen.

Os vencedores, além do certificado de mérito, irão receber tratamentos para a vinha oferecidos pela Sapec.

A CVRDão procura, com estas distinções, projetar premiar a viticultura de precisão e qualidade que se pratica na Região Demarcada dos Vinhos do Dão, pois “sem boas vinhas não há bons vinhos”.

 

Os Melhores Vinhos

Entretanto no passado dia 14 de outubro teve lugar mais uma edição da Gala “Os Melhores do Dão 2016” que destaca os melhores Vinhos e Vinhas da região. Uma oportunidade para reconhecer a crescente qualidade e empenho dos produtores de vinho desta Região. O carácter e a elegância são as características que melhor descrevem os vinhos do Dão, que se apresentam ainda muito frescos e minerais, com um grande potencial de envelhecimento.

Ao premiar os produtores, os seus vinhos e também as vinhas, a CVR Dão pretende não só atribuir mérito pelo trabalho desenvolvido, mas acima de tudo incentivar a fazer cada vez melhor.

Este ano, o evento contou novamente com a dupla de apresentadores Maria João de Almeida – jornalista e crítica de vinhos – que também integrou o Júri do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados” – e Henrique Garcia, jornalista e apresentador de notícias na TVI, uma cara bem conhecida e credível do grande público, e igualmente grande apreciador de vinhos.

Quanto aos vencedores da noite, o vinho Quinta da Alameda Reserva Especial 2012, da Alameda de Santar, sagrou-se como néctar de excelência.

 

alameda

Os outros vinhos “Prestigio” da noite foram o Casa da Passarela Branco – A Descoberta de 2015, o Soito Rosé de 2015, ainda o vinho Adro da Sé 2015 e o Espumante milénio de 2014 da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo.

 

27 replies
  1. Link Building says:

    Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Kudos! I saw similar text here: Hitman.agency

  2. sklep online says:

    Wow, superb blog format! How lengthy have you
    ever been running a blog for? you made blogging glance easy.

    The overall look of your website is great, as smartly as
    the content material! You can see similar here e-commerce

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *