Domingo é dia de Enoturismo

Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.

É algo que vai além do simples facto de se beber um bom vinho. O Enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão.Gosta de se envolver nos vinhedos e nas suas histórias encarando as viagens que faz como experiências para os 5 sentidos. Não é, necessariamente, um consumidor de vinhos, é sim um interessado na produção e cultura das regiões e do vinho. Gosta de falar com os produtores, tocar nas garrafas e texturas. Apreciar as nuances de um vinho e as histórias que ele conta.

Domingo assinala-se o Dia do Enoturismo, uma atividade que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão na nossa região.

Nelas não é indiferente a estas atividades relacionadas com o vinho e no domingo, pelo terceiro ano consecutivo, associa-se a este evento que é promovido pela Rede Europeia de Cidades de Vinho (RECEVIN) em parceria com a Associação de Municípios Portugueses de Vinho (AMPV).

Este é um dia dedicado ao turista que aprecia o mundo dos vinhos e por isso há várias Quintas a associarem-se a este evento, abrindo as suas portas aos visitantes para provas e visitas às adegas, são elas a Caminhos Cruzados, Casa de Santar/Paço dos Cunhas, Fidalgas de Santar, Lusovini, Quinta da Boiça, Quinta da Fata, Quinta de São Simão, Quinta do Carvalhão Torto, Quinta do Mondego, Quinta do Sobral, Quinta do Tralcume e Vinícola de Nelas.

As atividades previstas para este dia não se limitam apenas a visitas e provas nestas Quintas, sendo que o Espaço da Federação dos Viticultores do Dão irá acolher, a partir das 15h00 uma Prova de Vinhos Comentada em Harmonização com o Chocolate e produtos Regionais sob orientação da Enóloga Patrícia Santos.

A CVRDÃO promove a exposição fotográfica “O Vinho e a Vinha na Região do Dão” e entrega de prémios do XIV Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”.

Este domingo visite Nelas e seja um Enoturista!

30 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *