Noite das Caçoilas no Sabugueiro

Este sábado suba até à aldeia mais alta de Portugal e entre num mundo onde a tradição gastronómica se veste de encanto e nos remete a um local onde o tempo parou.

Sabugueiro é terra de pastores, de gente rija e resiliente, como só poderia ser face aos rigores que a natureza aqui imprime. gente com tradição como as Caçoilas!

No sábado tem lugar a Noite das Caçoilas, um evento que começa pela manhã com as mãos experientes das mulheres da aldeia que vão amassando o pão e depois o colocam no forno comunitário, até porque é esse o espírito que se vive neste dia, a sensação de comunidade, partilha de sabores e de saberes.

Na sua essência, a Noite das Caçoilas reflete o ritual que as pessoas da aldeia repetem em dias de festa e que está assente na preparação das carnes de cabrito, chanfana ou borrego, temperada em caçoilas de barro e assadas no forno comunitário. Este é um trabalho moroso, que exige paciência e sabedoria e que com estes eventos, passa de geração em geração para que o sabor não se perca pela memória das gentes.

O pão é preparado pela manhã, um pão de centeio de sabor único, como o é o restante pão que se faz por esta Serra. À tarde começam a chegar as caçoilas de carne que são, igualmente, confecionadas no forno comunitário.

Os comensais podem deliciar-se com estes petiscos a partir do final da tarde, numa partilha de sabores e tradição, mantendo vivos os laços que unem estas gentes que vivem no Sabugueiro.

25 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *