Vinhos de Inverno em Viseu

Dezembro é o mês do Natal, mas em Viseu é também o mês de se celebrar o Vinho com os dias 2, 3 e 4 a serem dedicados à iniciativa Vinhos de Inverno a decorrer no Solar do Vinho do Dão.

O Vinhos de Inverno quer recuperar o charme das lareiras do solar quinhentista acesas e reviver o prazer da literatura. Aqui poderá encontrar um Salão de Vinhos de Inverno para a prova dos néctares do Dão com dezenas de produtores da região representados. A programação abraça o Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco”. Aqui será possível não apenas degustar, mas também comprar, sendo que existirá uma loja-balcão para compra de vinhos com a possibilidade de cruzar marcas de diferentes produtores.

Esta iniciativa oferece ainda aos visitantes um espaço dedicado aos Sabores do Dão. Poderá contar com petiscos de inverno sendo um local onde vários expositores se reúnem para uma mostra de produtos agroalimentares da região, além de workshops, um espaço infantil, música e animação em permanência.

 

Festival Literário de Viseu

viseu-festival

Como já lhe dissemos, a par da iniciativa Vinhos de Inverno, irá decorrer o Festival Literário de Viseu.

“Tinto no Branco” continua a ser o cabeça de cartaz deste evento vínico que combina os prazeres do vinho do Dão, da mesa regional e da literatura universal. No “Tinto no Branco”, haverá grandes nomes para ouvir e muito para aprender sobre os mundos das letras e dos vinhos e as suas ligações.

 

O Programa

O Tinto no Branco terá um programa muito diversificado que convida à leitura acompanhada de um copo de bom vinho do Dão.

No dia 2 poderá assistir à conversa “Os amores às Cidades”, com Almeida Henriques e Rui Moreira como convidados numa moderação de Francisco José Viegas. Às 23h00 participe na leitura de textos de amor, com incursões pelo “Amor de Perdição” de Camilo, bem como algumas cartas de amor de grandes figuras como Beethoven ou Óscar Wilde, numa iniciativa intitulada “Amor às cegas” – Poesia no quarto escuro e que tem como convidados Filipe Vargas, Luís Filipe Borges, Mariano Marovatto e Sónia Balacó. A noite do dia 2 termina com uma Dão Party com Jonny Abbey.

O dia 3 começa com um espetáculo infantil, na Tenda Tinta, nos Jardins do Solar, pelas 15h00. “Farinha Mágica” com Zé mágico, promete surpreender não apenas os mais pequenos. Depois deste espetáculo de magia segue-se o Ateliê Infantil de Ilustração com Paulo Galindro.

Na Capela do Solar decorre a Conversa “A morte sem mestre” com Bruno Vieira Amaral e Fernando Pinto do Amaral como convidados, numa moderação de Maria João Costa. Durante a tarde haverá ainda lugar à apresentação do livro “Sebenta do Tempo” de Mário Augusto.

Decorrerá também a conversa “O nosso Romeu e Julieta” com Vasconcelos e João Tordo como convidados numa moderação de Pedro Vieira. Francisco Capelle atua às 17h30 na Tenda Tinta.

Às 18h00 terá lugar a Sessão de Magia com “Wine Sense” com Zé Mágico e alunos do Curso Superior Técnico Profissional em Enoturismo da ESTG Viseu. Ainda nesta tarde não perca a entrevista de vida com Álvaro Laborinho Lúcio.

No inicio da noite terá lugar a conversa “Tomai todos e bebei” com António Marujo, Daniel Jonas e Frederico Lourenço como convidados numa moderação de Jorge Sobrado. Decorrerá no Solar o Workshop Vínico, com Manuel carvalho e às 22h00 os Lucky Duckies atuam na Tenda Tinta.

Na Capela do Solar decorrerá a Missa Mal Dita e a noite acaba com um espetáculo de Stand Up Literário com Miguel Miranda e Pedro Vieira. Para colocar o ponto final neste segundo dia Rita Mendes anima a Dão Party.

O último dia começa com o passeio “A história e as estórias”, por Joel Cleto.

À tarde há teatro infantil, “Boneca Guadalupe” tem lugar na Tenda Tinta às 15h00 e tem assinatura da Ânimus. Ainda terá lugar a apresentação do livro “O tempo Certo do Vinho”, e depois a conversa “Descontrai Simão” com Inês Fonseca e Miguel-Manso como convidados, numa moderação de Tito Couto.

A sessão de magia de Zé mágico mais “Wine Sense volta a repetir-se no domingo. Às 16h30 tem lugar a conversa “A angustia do enólogo no momento do Penalty”, com Fernando Correia, Leonor Pinhão e Pedro Marques Lopes como convidados.

James Borges atua às 16h30 na tenda Tinta. Passados 30 minutos tem lugar no Solar o workshop vínico por Carlos Silva.

A tarde termina com a conversa “As Vinhas da Ira”, com Paulo Moura e Francisco Mendes Silva como convidados numa sessão moderada por Pedro Vieira. Carlos Viçoso atua às 18h00 e às 18h30 tem lugar na Adega do Bispo, no Solar, a iniciativa “Viseu Antiqua et Nobilissima” – apresentação do DVD comemorativo dos dois filmes de Viseu dos nãos 30 do século XX.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *