Cinecôa é já este mês

Alegrem-se os cinéfilos da região, está aí mais um Cinecôa, já de 17 a 19 de novembro em Vila Nova de Foz Côa e que contará com a presença do realizador Hugh Hudson.

O Cinecôa – Festival Internacional de Cinema este ano irá estar centrado no realizador Hugh Hudson, com destaque para o seu filme “Altamira” Este filme permitiu um paralelismo entre a caverna de Altamira, conhecida como a Capela Sistina da arte rupestre, e as gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Aliás o Festival abre com este filme, protagonizado por António Banderas, que faz uma grande aproximação entre dois pontos fulcrais da arte rupestre europeia, como são Altamira e Foz Côa.

cinecoa

A edição deste ano promete um programa diversificado e pensado para diferentes públicos. Serão exibindos oito longas-metragens, seis curtas e muitos filmes de animação orientados para um público mais jovem.

O festival arranca dia 17 sendo que no dia seguinte será exibido o filme-concerto Nosferatu, Eine Symphonie des Gauens, um clássico alemão de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, e acompanhado, em palco, pela Orquestra do Norte.

António Pedro Vasconcelos, realizador de filmes como “Jaime” , “Os Imortais”, “Cal Girl” ou “Os gatos não têm vertigens”, será distinguido neste festival pela sua obra e contributo para o cinema Português. Logo depois a sua filha, Patrícia Vasconcelos irá dar um concerto apresentando o seu mais recente trabalho.

O Cinecôa vai para a sua 6ª edição e já homenageou e contou com figuras marcantes do cinema como Manoel de Olveira, Lisandro Alonso, Benoît jacquot, Teresa Vilaverde ou Tino Navarro.

Outra boa noticia é o facto de este ser um festival de entrada gratuita.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *