Os melhores percursos pedestres são nossos!

Nada que nos surpreenda é claro, afinal estamos envoltos numa paisagem maravilhosa, cheia de surpresas a cada canto e recanto.

Também sabemos que, por cá, se valoriza prática desportiva em espaços abertos e somos uma região rica em percursos pedestres, o que nos pode surpreender até, e sem modéstias claro, é que na lista dos 10 melhores percursos pedestres feita pela VortexMag, só lá tenhamos 8!

Esta lista contempla, então 10 percursos pedestres que o site considera serem os melhores, 8 deles são na região da Serra da Estrela e nas regiões em torno dela. E quais são? Pois bem, comecemos pelos percursos pedestres na região da Serra da Estrela.

p_penedoss

O primeiro percurso selecionado é em Gouveia, a Rota dos Penedos, que percorre as freguesias de Nespereira, Arcozelo, Rio Torto e Vinhó. Trata-se de um percurso circular que atravessa áreas de interesse arqueológico, como por exemplo, na freguesia do Arcozelo onde é possível observar duas sepulturas antropomórficas esculpidas no cimo de um rochedo.

É ainda possível, ao longo do percurso, visitar o Dólmen de Rio Torto. Com sorte, poderão encontrar raposas, texugos, ginetas e javalis.

O percurso, que começa e termina no Parque Senhora dos Verdes, tem cerca de 20,3Km e tem um grau de dificuldade moderado.

p_javalii

A Rota do Javali em Manteigas é outro dos percursos pedestres selecionados pelo site. Este é um percurso com características circulares e, ao longo da caminhada, os aventureiros podem atingir a cota dos 1306m.

É um percurso de dificuldade média e tem cerca de 11km, com duração prevista de 5h.

Nesta Rota tem-se uma vista panorâmica sobre a Vila de Manteigas e é possível cruzar o interior de florestas magníficas, subir ao topo da ribeira de Leandres e sentir a cascata do “Poço do Inferno”.

Para ver com calma a Casa do Guarda-Florestal dos Carvalhais ou o Viveiro Florestal das Moitas. De destacar a paisagem provocada pelo fenómeno das cascalheiras – depósitos de fragmentos rochosos grosseiros, normalmente localizados em pendentes de inclinação moderada a forte gerados pelo fender das rochas quando a água passa do seu estado liquido a gelo.

p_piodaoo

O percurso circular que envolve a Aldeia Histórica de Piódão foi também escolhido como um dos melhores do país. Este percurso permite vislumbrar e apreciar as paisagens envolventes desta aldeia e a sua própria fisionomia que a torna tão especial.

O percurso começa, e acaba, no Largo Cónego Manuel Nogueira ligando a aldeia ao lugar de Foz d’Égua que é igualmente belo.

É um percurso fácil, com declive pouco acentuado.

p_fetoo

O site selecionou, igualmente, para constar na sua lista, a Rota do Feto em Viseu, na freguesia de Mundão, com uma extensão de cerca de 5km e relativamente fácil de ser percorrido.

O percurso inicia-se junto ao Lago na Quinta do Catavejo e segue por zona residencial em direção à floresta onde se convida a descansar e apreciar a natureza envolvente.

O percurso segue pela povoação de Nespereira, passando junto à Quinta dos Cabrais, destacando-se pela sua bela e importância histórica. Chegados ao largo do fontanário o melhor mesmo é beber uns goles de água pura e restabelecer energias, seguindo por uma zona habitacional e regressando ao ponto de partida.

Ao longo deste percurso é impossível ficar-se indiferente à beleza envolvente.

p_historicoo

Em Carregal do Sal está outro dos percursos escolhidos pela VortexMag, o Circuito Pré Histórico Fiais/Azenha, um projeto de revitalização e valorização patrimonial que permite a quem o visita ficar a conhecer vários marcos da pré história da região. Com cerca de 4 km de extensão, este percurso permite aos aventureiros desfrutarem de uma paisagem deslumbrante.

p_granitoo

O Trilho das Terras de Granito na Serra do Caramulo e que atravessa as aldeias de Macieira de Alcôba, Urgeira e Carvalho, é um trilho que desvenda o antigos lugares perdidos na encosta virada a sudoeste, assim como diversos moinhos.

Os praticantes podem ainda ver vestígios de casas e campos, de vidas e lendas que contam o passado das gentes da serra.

Visite este trilho no outono e deslumbre-se com os cursos de água.

É um percurso circular com cerca de 8,90km de fácil acesso.

p_moinhoss

Em Castro Daire está outro dos percursos pedestres selecionados como sendo um dos dez melhores do país, o Trilho do Moinhos, de tipo circular com cerca de 6,02km de extensão e de grau de dificuldade moderado.

Tem um elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.

Quem o percorre encontra moinhos em cascata, cursos de água maravilhosos e que convidam à contemplação.

Por fim, a lista da VortexMag refere a Rota do Megalitismo em Sever do Vouga, uma rota de dificuldade moderada com cerca de 9km, onde o passeio leva as pessoas pela história ancestral da região, com muitas antas ou dólmens, com destaque para a Anta da Capela dos Mouros, Anta do Poço dos Mouros e a Anta da Sepultura do Rei.

 

Da lista do site figuram ainda o Trilho do Vinho do Porto no Douro e o Percurso da Pedra Bela no Gerês.

Sabemos que a nossa região é rica em história e paisagens de cortar a respiração.

A nossa sugestão é que pegue nas sapatilhas e vá à descoberta destes percursos pedestres, reserve um sábado ou um domingo de outono e parta à aventura!

Fotografia: 100atalhos

 

29 replies
  1. goltogel says:

    Well-crafted article! I appreciate the depth of the information provided. Adding more images to your future pieces could make them even more enjoyable for readers.

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *