Dão nas escolhas da Imprensa de Vinhos nacional

A Imprensa nacional relacionada com o Vinho já deu o seu veredicto no que toca aos melhores vinhos deste ano.

O concurso decorreu no passado mês de setembro, com cerca de36 jurados a entrarem em mais uma edição do “A Escolha da Imprensa”. Em prova estiveram 350 vinhos distribuídos por 5 categorias: espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos. No final foram escolhidos quatro que ficaram com o maior prémio, o “Grande Prémio Escolha da Imprensa”, atribuído aos vencedores depois de uma finalíssima com os três mais pontuados em cada categoria.

O júri é fora do comum, constituído por uma mistura de provadores profissionais com enorme experiência e outros, embora não estreantes nas andanças, que já têm contacto com os temas da gastronomia e vinhos e são apreciadores de vinho. Os curriculums são variados, tornando este um grupo muito heterogéneo, no entanto a organização acredita que a inclusão de enófilos num grupo de profissionais de prova permite aproximar a avaliação ao patamar do consumidor comum.

Este tipo de júri faz com que esta prova esteja muito próxima da opinião do consumidor regular dos bons vinhos, alargando o leque de opiniões a pessoas que são apreciadores frequentes e interessados.

Para este concurso, quase todos os produtores, enviaram os seus “topos de gama”, sendo que o preço dos vinhos que se sagraram vencedores se situa entre os 30 euros a garrafa!

Os resultados foram anunciados no passado dia 11, dia de S. Martinho e entre eles encontramos vinhos de todo o país, aqui destacamos os vencedores da região do Dão, são eles:

 

ESPUMANTES
Nota: todos os espumantes são brancos
Escolha da Imprensa
Cabriz Blanc de Noir Dão Touriga Nacional 2012 (Global Wines)

cabriz-blanc
BRANCOS
Escolha da Imprensa
Varanda da Serra Dão 2014 (Ares do Dão Soc. Vitivinícola)

varanda-da-serra-mg
TINTOS
Escolha da Imprensa
Ribeiro Santo Dão Grande Escolha 2011 (Magnum – Carlos Lucas Vinhos)

ribeiro-santo
Villa Oliveira Dão Touriga Nacional 2011 (O Abrigo da Passarela)

vila-oliveira

LICOROSOS
Escolha da Imprensa
Cabriz Ímpar Vinho Licoroso (Global Wines)
cabriz-impar

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *