Os melhores Restaurantes da região são….

Vamos passear por aí. Chega a fome. Onde almoçar? Fast-food? Não me parece ser a melhor solução, principalmente se temos vontade de conhecer a cozinha local.

Afinal se estamos em passeio, comer uma pizza ou um hambúrguer não é, de todo, o melhor a fazer. Mas onde comer? Perguntamos aos locais? Vamos à descoberta e “seja o que deus quiser”? Bem, estamos no século XXI, as novas tecnologias facilitam a vida em tantos aspetos, por isso, vamos lá pegar no smartphone e investigar.

É isto que muitos de nós têm vindo a fazer quando saímos de casa e vamos passear por este país fora. Na Heartbeat já fizemos uma investigação acerca da opinião do público em relação ao alojamento na região, e porque não fazermos um levantamento daquilo que acham as pessoas em relação aos restaurantes dos nossos distritos? Foi isso que fizemos!

Fomos até ao Tripadvisor, o site que reúne maior número de opiniões acerca de restaurantes e fizemos um levantamento dos restaurantes e daquilo que os visitantes diziam acerca deles. No artigo que se segue irão poder ficar a conhecer os 5 melhor pontuados dos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco.

 

Começámos pela Guarda.

 

Restaurante Museu do Pão

Local: Seia

Nº de avaliações: 366

Classificação: 4,5 (em 5)

museu_artigo

O restaurante do Museu do Pão fica em Seia e integra o Museu. Pode visitar o Museu e depois almoçar no restaurante, ou apenas ir lá para se deliciar com o Buffet de entradas e sobremesas. É um restaurante amplo, com vistas maravilhosas.

Das 366 avaliações, 172 avaliam o restaurante como excelente.

Destacámos o seguinte comentário:

“Como buffet não esperava nada de especial, mas fui surpreendido por uma qualidade superior quer em produtos quer em paladar. Comi várias das saladas e entradas que disponha mais de 10 e depois pelos pratos de mesa que são servidos em mesa. O prato de carne que era costeletas de borreguinho, e o peixe que era arroz de polvo. A quantidade era o que eu quisesse, ou seja, podia repetir, o sabor era bom. A mesa de doces também era muito satisfatória com uma grande variedade, imprópria para diabéticos. O staff é muito simpático e profissional. Aconselho visita.”

 

Restaurante Cova da Loba

Local: Linhares da Beira

Nº de avaliações: 141

Classificação: 4,5 (em 5)

O Restaurante Cova da Loba em Linhares é daqueles espaços inesquecíveis que alia modernidade ao conforto e a uma gastronomia de inspiração regional confecionada com contemporaneidade e um sabor inesquecível.

Das 366 avaliações 102 dão classificação de excelente ao Restaurante.

Destacámos o seguinte comentário

“Restaurante acolhedor, com excelente decoração e com muito boa comida! O exterior reflete simplicidade, no interior encontra requinte!! Aconselho vivamente!”

 

Restaurante Belo Horizonte

Local: Guarda

Nº de avaliações: 222

Classificação: 4,5 (em 5)

Situado no coração do Centro Histórico da Guarda, o Restaurante Belo Horizonte é uma casa cheia de tradição e não há quem não o conheça na cidade. É um restaurante típico com uma decoração tradicional e muito acolhedor. Aposta na cozinha tradicional e prima pela simpatia.

Das 222 avaliações, 111 classificam este restaurante como excelente.

Destacámos este comentário:

“Após algum tempo de caminhada pelas ruas frias do centro da Guarda foi a paragem perfeita não só para aquecermos mas para conhecermos as tradições culinárias do local. Comemos como entrada os tradicionais enchidos da região e como prato principal Javali e Chanfana de cabra. Estava tudo delicioso. Refeição moderada em valor. Bom atendimento.”

 

Restaurante O Albertino”

Local: Folgosinho, Gouveia

Nº de avaliações: 236

Classificação: 4,5 (em 5)

Este é um daqueles restaurantes que dispensa apresentações sendo, provavelmente, um dos restaurantes mais conhecidos da região. O Albertino é um local onde a tradição impera, com salas acolhedoras e situado numa aldeia tipicamente serrana cheia de charme. Este restaurante é famoso pela sua ementa farta, com cinco pratos a um preço surpreendente. Ideal para um repasto rodeado de amigos.

Das 236 avaliações 143 avaliam o restaurante como excelente.

Destacámos este comentário:

“Restaurante com várias salas todas com ambiente muito acolhedor e pessoal muito disponível e simpático. Preço único com direito a: entradas de queijos e enchidos locais saborosíssimos, 4 pratos ( coelho de cabidela, feijoada de javali, borrego assado no forno e leitão assado) muito bem temperados e por último 3 sobremesas ( arroz doce, leite creme e requeijão com doce de abóbora ) de comer e chorar por mais! Tudo isto por 16€! Surpreendente! Como se consegue comer tanto e com tanta qualidade por tão pouco! E ainda… o café e o digestivo são por conta da casa! E assim ficamos mais uma vez rendidos ao Albertino!”

 

Soadro do Zêzere

Local: Valhelhas, Guarda

Nº de avaliações: 73

Classificação: 4,5 (em 5)

Em Valhelhas encontramos este pequeno recanto cheio de sabor e charme. A comida tradicional assume contornos de requinte, revelando como a gastronomia da região consegue ser surpreendente.

Das 73 avaliações, 47 dão nota excelente ao Soadro do Zêzere.

Este é o comentário que destacamos:

“Poucos são os restaurantes a que atribuo a classificação máxima, mas este é umas das exceções. Todo o que encontrei no Soadro do Zêzere é tudo o que peço de um restaurante, um local para usufruir e recordar e onde a comida é ponto central.
Os pratos de entrada foram uma alheira assada com maça, que estava muito deliciosa, o pão caseiro regado com azeite também estava delicioso. Como prato principal comi vitela estufada a baixas temperaturas e arroz de cabidela, estavam os 2 pratos muito apurados e deliciosos. Para sobremesa tínhamos uma mesa de doces incríveis. E por fim o preço muito baixo quando comparados com a qualidade oferecida. O Staff também era muito atencioso. A repetir.”

 

Vamos agora até ao Distrito de Castelo Branco.

 

Lenda de Viriato

Local: Unhais da Serra, Covilhã

Nº de avaliações: 157

Classificação: 5 (em 5)

lenda_artigo

Em Unhais da Serra encontramos o Restaurante Lenda de Viriato, um local temático que prima pela qualidade do atendimento e pela comida excelente. Aqui o tempo medieval impera, desde a decoração às vestes dos funcionários.

Das 157 avaliações, 130 dão nota máxima a este restaurantes.

Eis o que disse um dos visitantes:

“O Restaurante tem um ambiente medieval, desde a decoração às vestes dos funcionários. A comida é divinal. Boa escolha de ementa, que não é longa mas é muito eficaz. Provámos o Javali, tenro que nem seda, com mini castanhas. Ainda tivemos estômago para o Tornedó com queijo da serra e farinheira e as crianças foram para a vitela grelhada. Tudo irrepreensível, temperos e acompanhamentos de primeira água. Destaque para o arroz de cogumelos. E provem os doces. De cair. Acompanhem com vinho da casa, que liga muito bem.”

 

Varanda da Estrela

Local: Penhas da Saúde, Covilhã

Nº de avaliações: 297

Classificação: 4,5 (em 5)

Aqui a tradição impera, com a aposta nos produtos regionais a proporcionar pratos maravilhosos. Um espaço muito agradável decorado com artefactos da Serra, mas onde a boa gastronomia lhe confere a sua verdadeira identidade.

Das 297 avaliações 150 dão pontuação máxima.

Em destaque o seguinte comentário:

“Simplesmente adorei o arroz de zimbro. Recomendo vivamente. A comida é muito boa, o atendimento com simplicidade e simpatia e as salas muito acolhedoras.”

 

Taberna da Laranjinha

Local: Covilhã

Nº de avaliações: 201

Classificação: 4,5 (em 5)

Situado na cidade da Covilhã, assume-se como uma taberna tradicional com refeições típicas, com grande variedade de petiscos e tapas, queijos e vinhos. Um espaço tipicamente português e acolhedor.

Das 201 avaliações, 99 classificam este Restaurante como excelente.

Conheça um dos comentários:

“Local rústico, muito agradável e simpático. Atendimento de excelência. Comida excelente, muito bem confeccionada, boa apresentação, com muita qualidade e quantidade. Depois das muitas entradas, do prato principal ‘divinal’ devem ainda cair na tentação da sobremesa ‘o doce conventual de amêndoa’ de comer e chorar por mais. A conta depois de um farto manjar dos Deuses não levamos um susto. Fantástico, a repetir apesar da longa distância que tenho de percorrer até á Covilhã. Obrigada.”

 

O Alambique de Ouro

Local: Fundão

Nº de avaliações: 220

Classificação: 4,5 (em 5)

Este é um daqueles locais muito conhecidos na região, pela qualidade do seus serviço e da gastronomia que apresenta. Inserido num Hotel 4 estrelas, o Restaurante prima pela traça tradicional e pelo atendimento atencioso.

Em 220 avaliações, 113 dão nota máxima.

Destacámos este comentário:

“O restaurante tem uma decoração muito tradicional mas muito acolhedora. Aqui é tudo excelente a comida, o atendimento a simpatia de todos. Vale mesmo a visita e claro eu voltarei.”

 

Retiro do Caçador

Local: Castelo Branco

Nº de avaliações: 141

Classificação: 4,5 (em 5)

O Restaurante Retiro do Caçador fica na cidade de Castelo Branco e é um local onde a tradição e a boa comida nacional têm o papel principal.

Entre as 141 avaliações dos visitantes, 78 classificam este espaço como de excelência.

Eis o que diz um dos visitantes:

“Pequenino e não chama muita atenção de quem passa por fora. Mas ficamos realmente surpreendidos com a qualidade da comida. Pratos muito bem confecionados e apresentados, sabor delicioso. Funcionários atenciosos. Relação preço qualidade excelente! Vale muito a pena conferir. Pedimos prato de carne. Penso ser a especialidade da casa!”

 

Se for visitar Viseu e procurar um restaurante, eis os que os visitantes recomendam:

 

D.O.C

Local: Armamar

Nº de avaliações: 563

Classificação: 4,5 (em 5)

doc_artigo

Este é um daqueles espaços que, se tiver a oportunidade, não pode deixar de visitar. O D.O.C. não é só um restaurante. Veio aproveitar na Folgosa do Douro um amplo edifício literalmente construído em cima do rio, onde se pode chegar de barco estacionável na marina disponível e usufruir deste local de eleição para um fim de tarde deslumbrante na sua esplanada.

Trata-se do primeiro bar-restaurante semi-aquático do Douro. Fica na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão.

A sala é decorada de forma sóbria, em estilo contemporâneo, e a cozinha leva a assinatura do chefe e proprietário Rui Paula.

Das 563 classificações, 408 dão nota máxima.

Veja o comentário de um visitante:

“Restaurante sofisticado q.b, com localização privilegiada e comida completamente fora do vulgar, com interpretações do saber da gastronomia local e dos bons géneros que a terra e o mar oferecem! Experiência fantástica para o palato e para todos os outros sentidos. Resultado, é obrigatório visitar as outras casas do Chefe. Obrigada, chefe Rui Paula e equipa.”

 

Dux Palace Viseu

Local: Viseu

Nº de avaliações: 144

Classificação: 4,5 (em 5)

Considerada uma Taberna Moderna, neste espaço, relativamente recente (abriu em 2015), pode saborear bons vinhos e petiscos. A decoração apresenta um Portugal contemporâneo e aposta na utilização de ingredientes tradicionais. Um local atraente e cativante.

Das 144 avaliações, 94 atribuem-lhe nota máxima.

Em destaque o comentário:

“Lugar bastante confortável e aconchegante e muito bonito. A sua grande especialidade sem dúvida que são as tapas. Tem pratos do dia bastante económicos(7€) e bem servidos. Em termos de pessoal é muito simpático e bastante prestável. Por assim dizer tudo o que comi foi simplesmente divinal voltarei mais vezes de certeza.”

 

Quinta da Margarenha

Local: Viseu

Nº de avaliações: 266

Classificação: 4,5 (em 5)

O Restaurante da Quinta da Margarenha é bem conhecido na região e a sua localoização é ótima, mesmo ao lado da A25. A cozinha é tipicamente beirã e o ambiente é moderno e descontraído. Ótimo para refeições com bons amigos.

Conta com 266 avaliações no Tripadvisor sendo que 133 atribuem nota máxima ao espaço.

Este é o comentário que destacamos:

“Espaço muito bem localizado, de tamanho considerável que a invalida qualquer espera desagradável. O serviço bastante personalizado e a comida com excelente qualidade. Não desfrutando muito do espaço por falta de tempo, sugiro o espaço, sobretudo para quem por ali circule em trabalho e não pretenda despender de quantias substanciais.”

 

3 Pipos

Local: Tondela

Nº de avaliações: 166

Classificação: 4,5 (em 5)

Aqui respira-se um ambiente tradicional e muito acolhedor, onde a gastronomia portuguesa é rainha e confecionada com grande qualidade e profissionalismo, respeitando os produtos e os seus sabores. São 16 pratos ao dispor onde o rei é o bacalhau, a carta de vinhos privilegia os bons néctares do Dão.

Tem 166 avaliações no Tripadvisor, sendo que 97 classificam este espaço como sendo de excelência.

Veja um dos comentários:

“Já experimentei e já voltei muitas vezes…pela qualidade da comida, pelo local acolhedor e pelo serviço. As entradas são de comer e chorar por mais…Das vezes que o visitei, nunca falhou! Recomendo vivamente! O melhor restaurante da zona!”

 

Quinta da Pacheca

Local: Cambres, Lamego

Nº de avaliações:108

Classificação: 4,5 (em 5)

Este restaurante está inserido numa unidade Hoteleira. Os proprietários dos vinhos Quinta da Pacheca transformaram os antigos armazéns e lagares num moderno e bonito hotel, com uma sala de jantar com vista privilegiada para o rio. Pratos como o bacalhau com broa, perna de cabrito, arroz de polvo com filetes e a posta mirandesa são algumas das especialidades.

Das 108 avaliações, 74 atribuem nota máxima.

Em destaque o seguinte comentário:

“Excelente! A visita à vinícola é bem completa e enriquecedora! O restaurante é maravilhoso, das entradas aos pratos e sobremesas, passando pelo atendimento e beleza do lugar!”

 

Agora já sabe, se andar por algum destes locais, não deixem de visitar estes restaurantes! E, claro, vá deixar a sua opinião!

 

Veja também:

https://heartbeat.pt/alojamentos-serra-da-estrela-2017/

 

 

 

 

 

 

54 replies
  1. Auto Approve List says:

    Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Cheers! I saw similar text
    here: Backlink Building

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *