Vive-se mal no Interior!

É que se vive mal no Interior! No Interior do país não se passa nada. Não há nada! Nunca temos nada interessante para fazer.

Tudo o que é bom só se passa no litoral. Não há grandes Festivais. Não há grandes festas. Estamos isolados do mundo a nível cultural.

Chega de lamúrias bacocas de quem não tem a coragem de se levantar do sofá e ver o que se passa lá fora! O interior não é só queijo e ovelhas! Há vida, e muita!

Não temos grandes Festivais? (E permitam-me, agora, o tom irónico nas palavras), certo porque o Boom Festival é só um dos maiores Festivais de Música alternativa da Europa… só.

Não há grandes eventos que tragam grandes nomes da música ao Interior! Claro, porque a Feira de São Mateus em Viseu com as suas dezenas de concertos que trazem os mais importantes nomes da música nacional à cidade, durante um mês de festa e que, este ano, atraiu 1 milhão de pessoas (sim leu bem, 1 milhão!), não é um grande evento!

Ah mas isso é só nas épocas altas para os turistas verem! Mentira. Há muito para ver e se fazer no Interior depois de Agosto, e não falo de neve. Falo de eventos, alguns deles de cariz popular, que trazem milhares de pessoas à região e que proporcionam a oportunidade aos que por aqui vivem de assistir a bons espetáculos e com grandes nomes do panorama musical nacional e mundial!

Ora vamos lá preparar a agenda porque no Interior temos muito para fazer nos próximos tempos, a começar pela romaria a Alpedrinha no distrito de Castelo Branco, já na próxima sexta-feira dia 16, e durante todo o fim-de-semana, porque os Chocalhos já aí andam e o que mais queremos é chocalhar!

Sim tem ovelhas, ou não fosse esta a Festa da Transumância por excelência, mas tem mais, muito mais!

Tem música a invadir as ruas e a levar todos num ritmo serrano que se entranha e nos transporta para uma dimensão que apenas existe aqui nesta “seca” de interior, animação, tascas e tasquinhas, comida da melhor que há, tem amigos de longa data que abrem as suas portas a todos os que os quiserem visitar, tem ruas cheias de gente luz e cor, tem cultura, tradição, cheiro a Serra e braços abertos!

chocalhos2

E se são grandes nomes da música aquilo que procuram, não precisam ir até Lisboa ou Porto, podem ir até à Guarda que já no próximo dia 16, sexta, recebe o músico britânico Lloyde Cole, cantor que não é indiferente a quem cresceu na década de 80 e que continua a dar cartas no mundo da música.

Vai estar no nosso país para quatro concertos, um em Aveiro, outro na Casa da Música no Porto, outro no CCB em Lisboa e outro, vejam lá, na Guarda no Teatro Municipal.

Aliás a Guarda vai estar cheia de grandes concertos até dezembro, mas disso falamos mais à frente.

lloyd-cole

Setembro é um mês de frenesim na região, com Viseu a preparar-se, em grande, para as vindimas, fazendo jus ao nome de cidade vinhateira do Dão, com 5 dias de eventos, workshops, provas e claro, vindimas, num evento cultural que dá a oportunidade de conhecermos melhor o mundo da criação dos vinhos, e que vai trazer Darko, Samuel Uria, Carolina Deslandes e Rita Mendes a Viseu.

Ana Moura também vai passar pela região com um concerto marcado para Castelo Branco no dia 24 de setembro, com uma noite de cheiro a Fado e saudade no cantar.

Para quem gosta de cinema, Seia acolhe, a partir do dia 8 de outubro o 22ª Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, um evento que já é considerado como sendo um dos mais importantes da Europa e que conta com mais de 600 documentários, oriundos de 30 países.

Mas voltemos à música, com outubro a trazer à Guarda outro grande nome da música mundial. Peter Murphy ( que enche salas de concerto por esse mundo fora) regressa a Portugal para quatro concertos que prometem levar-nos a uma viagem única pelos anos 80 e 90.

A Guarda, a par de Coimbra, Lisboa e Porto, recebe o músico num espetáculo intimista e irrepetível, marcado para o dia 15 de outubro.

Até dezembro o Teatro Municipal da Guarda recebe ainda nomes como os Fandango no dia 21 de outubro, Peixe:Avião no dia 3 de novembro, GNR a 27 de Novembro (Dia da Cidade) e vai ainda receber o melhor grupo de Gospel dos Estados Unidos da América, os Harlem Gospel Choir, num espetáculo que promete deslumbrar o público, demonstrando a potencialidade e a beleza do Gospel por quem melhor o sabe representar.

Parece-me que no Interior a vida não é assim tão má e que até há o que fazer. Parece-me que, afinal até se Vive bem no Interior!

 

 

34 replies
  1. Suivre Téléphone says:

    Les téléphones mobiles Samsung ont toujours été l’une des marques les plus populaires sur le marché avec une variété de fonctionnalités, l’enregistrement vocal étant l’une d’entre elles.

  2. sklep online says:

    Wow, wonderful weblog layout! How long have you ever been blogging for?

    you made running a blog look easy. The full look of your website is excellent, as neatly
    as the content! You can see similar here ecommerce

  3. e-commerce says:

    Wow, awesome weblog format! How long have you ever been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The overall glance of your
    web site is excellent, let alone the content material!

    You can see similar here ecommerce

  4. e-commerce says:

    Hi there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get
    my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Appreciate it! You can read similar art here:
    E-commerce

  5. https://hitman.agency/ says:

    Hello! Do you know if they make any plugins
    to assist with SEO? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good
    success. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar article here: GSA Verified List

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *