A Aldeia Natal da Estrela

Quer assumir-se como a Aldeia Natal!

É pitoresca, serrana e com um ambiente invernal que nos leva Às longas noites de inverno à lareira na companhia de quem mais gostamos e de uma bebida quente, onde se contam histórias e se vive o espírito de comunidade.

Falamos da Aldeia de Cabeça, em Seia, em plena Serra da Estrela. Aqui o frio do inverno complementa a paisagem e onde, por esta altura, todos se juntam para criar um espaço cheio de magia natalícia, com decorações originais, luzes e cantares que ecoam pelas ruas, tornando esta a Aldeia Natal em nome e em espírito.

10868188_588729171261993_1873098368204962389_n

Por cá já se assume como traição. Todos rumam ao encontro deste pequeno lugar cheio de magia e delicadeza. Aqui somos recebidos com um sorriso fraterno e onde os olhos e o coração sentem o verdadeiro espírito da época. Não há porta ou alpendre que não nos remeta ao Natal serrano e daqui não quereremos sair.

O programa estende-se entre os dias 8 de dezembro e 6 de janeiro. Um mês onde as atividades são muitas e os motivos ainda maiores para se visitar esta aldeia.

 

O espírito do Natal

O convite é lançado a todos os que queiram descobrir um Natal verdadeiro e genuíno, inspirado no que de melhor a Montanha tem: as pessoas e a natureza.

As ruas enfeitadas e os inúmeros cenários natalícios revelam o espírito de natal singular e singelo que por aqui se vive!

Passeie pelas ruas da aldeia e encontre o Mercado de Natal, Presépios, a Casa do Pastor, a Casa do Chocolate, oficinas de cozinha e participe nos passeios temáticos pela aldeia. Na oficina de Natal onde poderá comprar o pinheiro e outras decorações de natal criadas por mãos hábeis de quem nesta aldeia vive.

Esta é uma iniciativa que acontece desde 2013 e tem vindo a ganhar contornos cada vez maiores, tornando a aldeia de Cabeça um dos lugares a visitar na época natalícia se vem visitar a região.

As decorações da aldeia são inspiradas no natal serrano e na natureza, com todas as pessoas que aqui vivem a abraçarem esta iniciativa e contribuindo para que seja tão especial. Os populares recorrem a materiais provenientes da natureza, com total respeito pela mesma. A cor é dada pela lã da Serra da Estrela cedida pelas diversas empresas têxteis da região.

10850000_588729424595301_4268845328922814412_n

 

O que fazer?

Durante cerca de um mês a Aldeia Natal, Cabeça, terá um programa de animação dedicado ao Natal com várias atividades que o farão querer visitar a Aldeia muitas vezes.

1517480_588728551262055_5446817136776503807_n

Os destaques da HeartBeat vão para o concerto de Natal com o Grupo Balancé da Cabeça, logo no primeiro dia. No dia 10 abre o Mercado de Natal e aproveite para ficar a saber como se coze pão no Forno da Aldeia! No dia 12 participe no passeio de Montanha “Rota dos Socalcos”. No dia 13 deixe-se encantar com o Concerto de Natal pelo Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, e com o desfile de moda em Burel “Um Tecido que conta histórias”. No dia 31 a passagem de Ano é feita com tradição.

Mas há muito, muito mais para ver, cheirar e sentir em Cabeça, a Aldeia Natal da Serra da Estrela. Conheça o programa completo em www.cabecaaldeianatal.pt.

O Natal na região:

https://heartbeat.pt/natal-animado-regiao/

Fotografia: Paulo Mendonça, DL Photography

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *