Viseu é terra de vindimas!

Setembro não é apenas o mês de regresso às rotinas. É o mês de transformação e recomeço. Altura em que traçamos objetivos e preparamos o Inverno que está para vir.

Setembro é um mês muito especial e no nosso país é vivido intensamente por ser a altura privilegiada para as colheitas.

Na região do interior setembro é, à semelhança de outras regiões, o mês dedicado às vindimas e em Viseu as colheitas são vividas intensamente! Viseu assume-se como cidade vinhateira, a cidade do Dão, com mais de 2500 anos de história!

Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Viriato vive a Festa das Vindimas, uma celebração da identidade vinhateira de toda a região.

Serão quatro dias onde visitante, amigos e turistas se juntam numa festa cheia de experiências e eventos centrados no vinho, nos sabores da terra e da natureza e também do convívio e da celebração da vida!

festa-vindimas-cover

Vindimas nas Quintas

É claro que não há Festa das Vindimas sem, precisamente, vindimas! Durante estes dias são várias as Quintas que abrem as suas portas a quem quiser participar da experiência das vindimas, dando a conhecer a história de produção dos vinhos do Dão. Os visitantes são convidados a meter mãos à obra e colher os cachos de uvas já maduras nas videiras, numa tarefa genuína que inclui levar os cestos, e sempre que possível, poder pisar as uvas numa marcha rítmica.

Nas Festas das Vindimas deste ano são 14 as quintas aderentes, com as estreantes Quinta Chão de São Francisco e Quinta do Quintanilho.

As inscrições estão abertas até às 00h00 do dia 21 de setembro, e até os mais pequenos podem participar e ficar a conhecer o mundo das vindimas, com a Vindima Petiz, experimentando um programa especifico feito a pensar nos mais novos, promovendo o ciclo da terra ligado à vinha, dando-lhes a oportunidade de ficarem a conhecer o património e legado vínico da região.

Podem inscrever-se em vindimasviseu.pt. As vindimas nas Quintas acontecem no sábado dia 24.

 

Mercado de Vinhos & Sabores

Não há Festa sem mercado e durante a Festa das Vindimas em Viseu a Praça do 2 de Maio proporciona a oportunidade aos visitantes de provarem o que de melhor a região tem, com direito a provas de vinhos, petiscos, inovações gastronómicas, showcookings e workshops vínicos, acompanhados de boa música!

 

Concertos das Vindimas

A música também marca presença na Festa das Vindimas com destaque para nomes de artistas nascidos na região.

Samuel Úria volta a casa com o álbum “Carga de ombro”, num concerto reservado para o palco especial no Centro Histórico: a Fonte das 3 Bicas, próxima do Largo Pintor Gata, no dia 23 às 21h30.

Darko irá apresentar o seu mais recente projeto na noite do dia 22 no Mercado 2 de Maio.

Não é de Viseu, mas promete animar todos, Carolina Deslandes irá abrir as noites de animação desta Festa das Vindimas com um concerto no Mercado 2 de Maio no dia 21 às 21h30.

Além dos concertos, os visitantes poderão contar com música noite dentro na Dão Party que irá decorrer nas noites de 23 e 24, com Jonny Abbey a animar a primeira noite, pelas 23 horas no Mercado 2 de Maio e na noite do dia 24 , para complementar o grande espetáculo “Viver Viriato”, será a Dj Rita Mendes a levar todos pela madrugada dentro, no Museu Nacional Grão Vasco a partir da meia noite.

De 21 a 25 de setembro Viseu vive as Vindimas com uma Festa única e imperdível!

31 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *