Viseu é terra de vindimas!
Setembro não é apenas o mês de regresso às rotinas. É o mês de transformação e recomeço. Altura em que traçamos objetivos e preparamos o Inverno que está para vir.
Setembro é um mês muito especial e no nosso país é vivido intensamente por ser a altura privilegiada para as colheitas.
Na região do interior setembro é, à semelhança de outras regiões, o mês dedicado às vindimas e em Viseu as colheitas são vividas intensamente! Viseu assume-se como cidade vinhateira, a cidade do Dão, com mais de 2500 anos de história!
Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Viriato vive a Festa das Vindimas, uma celebração da identidade vinhateira de toda a região.
Serão quatro dias onde visitante, amigos e turistas se juntam numa festa cheia de experiências e eventos centrados no vinho, nos sabores da terra e da natureza e também do convívio e da celebração da vida!
Vindimas nas Quintas
É claro que não há Festa das Vindimas sem, precisamente, vindimas! Durante estes dias são várias as Quintas que abrem as suas portas a quem quiser participar da experiência das vindimas, dando a conhecer a história de produção dos vinhos do Dão. Os visitantes são convidados a meter mãos à obra e colher os cachos de uvas já maduras nas videiras, numa tarefa genuína que inclui levar os cestos, e sempre que possível, poder pisar as uvas numa marcha rítmica.
Nas Festas das Vindimas deste ano são 14 as quintas aderentes, com as estreantes Quinta Chão de São Francisco e Quinta do Quintanilho.
As inscrições estão abertas até às 00h00 do dia 21 de setembro, e até os mais pequenos podem participar e ficar a conhecer o mundo das vindimas, com a Vindima Petiz, experimentando um programa especifico feito a pensar nos mais novos, promovendo o ciclo da terra ligado à vinha, dando-lhes a oportunidade de ficarem a conhecer o património e legado vínico da região.
Podem inscrever-se em vindimasviseu.pt. As vindimas nas Quintas acontecem no sábado dia 24.
Mercado de Vinhos & Sabores
Não há Festa sem mercado e durante a Festa das Vindimas em Viseu a Praça do 2 de Maio proporciona a oportunidade aos visitantes de provarem o que de melhor a região tem, com direito a provas de vinhos, petiscos, inovações gastronómicas, showcookings e workshops vínicos, acompanhados de boa música!
Concertos das Vindimas
A música também marca presença na Festa das Vindimas com destaque para nomes de artistas nascidos na região.
Samuel Úria volta a casa com o álbum “Carga de ombro”, num concerto reservado para o palco especial no Centro Histórico: a Fonte das 3 Bicas, próxima do Largo Pintor Gata, no dia 23 às 21h30.
Darko irá apresentar o seu mais recente projeto na noite do dia 22 no Mercado 2 de Maio.
Não é de Viseu, mas promete animar todos, Carolina Deslandes irá abrir as noites de animação desta Festa das Vindimas com um concerto no Mercado 2 de Maio no dia 21 às 21h30.
Além dos concertos, os visitantes poderão contar com música noite dentro na Dão Party que irá decorrer nas noites de 23 e 24, com Jonny Abbey a animar a primeira noite, pelas 23 horas no Mercado 2 de Maio e na noite do dia 24 , para complementar o grande espetáculo “Viver Viriato”, será a Dj Rita Mendes a levar todos pela madrugada dentro, no Museu Nacional Grão Vasco a partir da meia noite.
De 21 a 25 de setembro Viseu vive as Vindimas com uma Festa única e imperdível!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!