Marchas e Cavalhadas em Viseu

Venham daí os arraiais, as festas e a sardinha assada cujo aroma impregna o ar e nos lembra que os dias de calor estão aí!

Venham daí os bailaricos e os bairros cheios de gente, as decorações coloridas e os jantares na rua com o pão na mão e o caldo verde na tijela, comidos com gargalhadas e conversas animadas entre amigos! venham daí as Marchas e Cavalhadas!

Junho é mês dos Santos, uma celebração da amizade e da vizinhança!

festas populares

Em Viseu, como em qualquer canto deste país, os Santos Populares são celebrados com tradição, juntando num só cartaz eventos seculares e comemorações do território, com o evento que decorre até 24 de junho, chamado “Festas Populares”.

Nestas Festas encontramos o “Mercado dos Santos Populares que marca o arranque das festas, no Mercado 2 de Maio, num cenário de arraial popular onde a música e a sardinha assada e broa não faltam. Um Mercado para visitar e viver até sábado entre as 17h00 e a meia-noite.

Ainda destas “Festas Populares” faz parte a “Festa das Freguesias”, no Parque Aquilino Ribeiro, a partir do dia 17, onde cada uma das 25 freguesias do concelho tem um espaço para mostrar e dar a conhecer o que caracteriza o seu território e o que tem de melhor, com destaque, este ano, para os sabores e aromas tradicionais de Viseu.

A “Festa das Freguesias” decorre até dia 19.

Claro que não há Santos Populares sem as tradicionais marchas e no dia 18 de junho a cidade de Viseu volta a ser palco do desfile das Marchas Populares, que este ano conta com nove grupos participantes. Nesta edição, os 100 anos do Museu Nacional Grão Vasco e dos Paços do Concelho e os 500 anos da dedicação da Catedral de Viseu e da Santa Casa da Misericórdia de Viseu são os temas sugeridos.

Esta é também a altura das Cavalhadas de Teivas que atraem milhares de pessoas com o desfile previsto para o dia 19 e em Vildemoinhos no dia 24, como manda a tradição.

 

12 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *