Seia, a Porta da Serra da Estrela
A Serra da Estrela está cheia de encantos, segredos por descobrir, locais para nos perdermos na imensidão da natureza que nos arranca da nossa rotina e nos devolve o mundo.
São aldeias, vilas e cidades que apesar do estigma da interioridade que lhes teimam em conferir, se revelam pequenos universos singulares, de uma personalidade única que depois de descobertos nos fazem perceber que a palavra “interior”, aqui, ganha novos sentidos.
Há muito para encontrar na Serra da Estrela e cada um dos seus locais é mais, e tem mais, do que aquilo que podemos imaginar.
Vista de Seia
Na vertente norte da montanha encontramos Seia, um concelho grande em coisas para descobrir, locais para sentir e paisagens para nos perdermos.
Aqui é o teto de Portugal e qualquer altura do ano é boa para virmos até cá e perceber os seus encantos. Seja pela diversidade e beleza paisagística enquanto área de grande sensibilidade ecológica e um património biogenético único em Portugal, seja pela diversidade cultural que nos dá a conhecer a Serra, Seia é um local que merece a visita de todos os que a procuram como porta de entrada da Serra da Estrela.
No Inverno é a neve que chama as pessoas à Serra da Estrela e Seia é uma das principais portas de entrada.
Quando vier visitar a região, não se dirija diretamente à Torre.
Pare em Seia e descubra este concelho onde a ligação com a natureza se faz de forma privilegiada, marque um encontro com a gastronomia e as tradições e conheça o que torna a região tão especial. Sinta o vento fresco no rosto, aprecie a neblina que encobre a paisagem.
Descubra os cursos de água que cantam corredios pela montanha.
Pare o carro e veja o gelo que cobre as plantas.
O inverno na região é mais que neve e o frio lembra-nos que somos frágeis humanos, e quando entramos num restaurante ou café o calor que nos acolhe é mais que temperatura, é carinho, o corpo agradece e a alma reconforta-se.
Experimente os enchidos que nesta altura do ano são ainda mais deliciosos, e não se esqueça do queijo que derrete com o calor da lareira e cujo cheiro intenso nos lembra que a serra é genuína, tal como as suas gentes que têm sempre histórias para contar.
A Feira do Queijo é um dos eventos mais importantes de Seia
Em Seia guarde tempo.
Visite o Museu do Brinquedo ou o Museu da Eletricidade.
Conheça as tradições da região no Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Seia ou delicie-se no Museu do Pão. Passeie pelas ruas e conheça a Capela de S. Pedro e a Capela de Santo Cristo do Calvário, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, a Fonte das Quatro Bicas, o Solar dos Botelhos, o Pelourinho, ainda a Casa das Artes e a Fonte da Casa das Obras.
E porque não ficar a saber mais acerca da Serra da Estrela?
Em Seia encontra o local ideal para isso mesmo, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE, pode ser o ponto de partida para que depois no terreno, conheça as belezas que a Serra encerra.
Museu Natural da Electricidade
Na primavera a Serra enche-se de um verde luxuoso e flores que pintam as encostas.
Assista ao degelo e veja como a Serra acorda do sono do inverno, com os riachos a acompanharem o cantar dos pássaros num concerto único.
Respire o ar puro e sinta-se parte da natureza.
Passeie pela Mata do Desterro ou faça a Rota das Aldeias.
No verão o calor pode ser intenso mas há sempre uma fresca brisa para nos refrescar.
A Praia Fluvial de Loriga é a mais conhecida da região e a mais procurada, e este ano recebe, mais uma vez, a Bandeira Azul.
As suas águas frias e a paisagem envolvente fazem deste local um sitio privilegiado para uns dias longe da azafama das praias do litoral, mas há mais locais para descobrir junto aos rios, é só caminhar, explorar e deixar-se encantar.
No outono a montanha veste-se de cores!
O ocre, mistura-se com o verde o amarelo e o castanho num quadro que nos remete aos sabores e cheiros da estação.
As compotas, os enchidos, os licores e os cogumelos! Descubra-os em Seia e aproveite para comprar um cobertor de papa ou umas pantufas de pele para se preparar para o Inverno.
Explore a Paisagem da Serra da Estrela
Há muito para ver no concelho de Seia.
Muito para descobrir, seja em que altura do ano for! Marque encontro com a Natureza!
Fotografia: Guia da Cidade, CISE, Câmara Municipal de Seia
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!