Roadbook com os dias contados

Nuno Martins é da Guarda e tem dado que falar por causa de um projeto de sua autoria que promete revolucionar os amantes dos desportos de, ou em natureza.

Aluno de mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da Guarda, desenvolveu um roadbook electrónico para dispositivos móveis Android, substituindo os tradicionais guias em papel, batizado de Naturepathfinder.

Tradicionalmente os roadbooks são uma série de papéis contendo indicações de navegação num determinado terreno ou percurso, muito utilizados por caminheiros, co-pilotos e atletas de desportos de natureza.

O Naturepathfinder vem simplificar a vida a estes utilizadores na medida em que dispensa o uso do papel facilitando a elaboração das notas, aquando do reconhecimento do percurso, assim como permite assistir o utilizador no uso dessas mesmas notas aquando da navegação.

Este Roadbook digital é composto por uma parte dedicada à Criação da Navegação, que permite a criação dos roadbooks recolhendo os dados necessários diretamente no terreno, a partir do GPS do dispositivo móvel possibilitando que o utilizador faça os desenhos das notas através de um editor gráfico, e por uma outra parte dedicada à própria navegação, ajudando o utilizador na navegação de um roadbook já existente numa base de dados, apresentando as notas de uma forma automática sempre que detetar a proximidade de um cruzamento.

Mas e se o utilizador cometer algum erro durante a navegação?

Essas situações também foram consideradas nesta aplicação, avisando o utilizador caso considere que está a cometer algum erro de navegação fazendo, automaticamente, a correção da rota e guiando o utilizador de regresso ao caminho certo através da utilização de mapas online ou uma seta indicadora da direção a tomar.

A aplicação utiliza uma filosofia de detecção de contextos conhecendo as variáveis do ambiente onde se localiza e adaptando as próprias ações que o utilizador pretende desencadear de acordo com as mudanças no meio envolvente.

Esta aplicação permite ainda a partilha dos roadbooks por todos os utilizadores do Naturepathfinder já que a informação se encontra armazenada numa base de dados MySQL.

O Naturepathfinder já está disponível e pode ser utilizado não apenas pelos praticantes de todo-o-terreno, mas por todos os amantes de desportos de natureza como BTT ou caminhada, reconhecendo, Nuno Martins, que possui muito potencial enquanto ferramenta para divulgação de património em percursos turísticos.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *