O Carnaval na Serra é que é!

Ainda mal tínhamos digerido as rabanadas e os sonhos e eis que nos preparámos para mais festa!

O Carnaval veio cedo mas cheio de folia e, um pouco por toda as aldeias, vilas e cidades, preparam-se os corços de carnaval para os desfiles que marcam esta data.

Por cá o Carnaval é aproveitado por muitas autarquias para apresentarem a região em Feiras e mostras. É o caso de Celorico da Beira, Seia e Gouveia que fazem a Festa em torno do Queijo da Serra.

Em Manteigas pode visitar a ExpoEstrela, já em Pinhel tem lugar a XXI Feira das Tradições, em Belmonte decorre a III Feira tradicional de Enchidos e Sabores, na Guarda queima-se o Galo enquanto que no Sabugal o porco é o rei da festa.

Na Covilhã o Carnaval volta às origens e em Nelas celebra-se a dobrar! Conheça os pontos altos destas Festas!

 

Covilhã

Carnaval da Neve

cartaz_carnaval covilha

Na Covilhã o Carnaval é da Neve e este ano marca o regresso da tradição, voltando ao local onde tudo começou.

Em 1952 a Antiga Colónia Infantil da Montanha acolhia o primeiro de muitos bailes de Carnaval na Serra da Estrela.

Com o tempo o edifício foi-se degradando e o Carnaval da Neve foi sendo organizado noutros locais. Este ano volta às origens já que a renovada Pousada da Juventude possui as condições necessárias para acolher este evento.

De 5 a 9 de fevereiro são vários os eventos que combinam neve e desporto com diversão e folia, numa organização do Clube Nacional de Montanhismo com o apoio do Município.

No dia 5 o destaque vai para a animação nas ruas da cidade com um concerto na Pousada de Juventude, um desfile e uma Mega Aula de Zumba, ainda o Portugal Snowtrip’16 no Torre alta Club.

O dia 6 será dedicado à neve com o Open Ski Carnaval da Neve na Estância de Ski Serra da Estrela, à noite terá lugar o Grande Baile de Carnaval da neve com o tema Old Ski 50 no Torre Alta Club, seguido do Karnival Party – Portugal Snowtrip com os Djs Garotas de Ipanema e Edgar Marquez.

No dia 7 tem lugar o Apreski Sbowtrips at Portugal, na Estância de Ski. No dia 8 festeje o Carnaval no Torre Alta Club numa Dj Party. O dia 9 ficará marcado pelo Enterro do Entrudo nas ruas da cidade.

 

 

Belmonte

III Feira Tradicional de Enchidos e Sabores

cartaz_carnaval belmonte

Nos dias 6 e 7 Belmonte enche-se de sabor na terceira edição da Feira Tradicional de Enchidos e Sabores, no Pavilhão Multiusos.

A animação vai andar em torno da Feira com muita música tradicional pelas ruas, e no dia 6 com o Baile de Carnaval com o grupo Replay. O dia 7 começa com uma caminhada Carnavalesca, seguida da mostra tradicional de enchidos. O dia será marcado por muita música tradicional com o Rancho Folclórico dos Três povos e os “Sons da Terra”.

 

Manteigas

Expo Estrela

cartaz_manteigas

Este é um evento já bem conhecido de todos na região. A Expo Estrela reúne cerca de 70 expositores que mostram o que de melhor a região tem no que diz respeito à economia, gastronomia e cultura.

Este ano o cartaz é de arromba e traz a Manteigas nomes conhecidos do panorama musical nacional.

A festa começa do dia 6 a Banda Boa União a fazer as honras à casa. No dia 7 manteigas recebe o Trio Jorge Palma & Orquestra de Sopros Música Nova, seguidos dos The Sweet Children. A segunda-feira também promete muita animação com Funk Pop Música seguido de um concerto dos D.A.M.A., no pavilhão Centro Cívico.

O dia de Carnaval também será animado com a prova de Queijo Serra da Estrela, música e o Desfile de Carnaval.

 

Sabugal

O Entrudo Gordo

cartaz_sabugal_gordo

No Sabugal o Entrudo é Gordo em homenagem às tradições associadas à matança do porco que era, e ainda é, tradição na ruralidade do concelho por estes dias do ano, o porco, é portanto, o Rei do Carnaval do Sabugal.

O Carnaval tem 5 dias neste concelho raiano, de 5 a 9 de fevereiro e durante esse período os restaurantes da região irão render-se aos sabores com a atividade “Os Nossos Sabores”, confecionando pratos alusivos a esta época de folia.

No dia 6 de fevereiro a freguesia do Soito acolhe o VII Capitulo da Confraria do Bucho Raiano enquanto que em Penalobo haverá o “Desamuar do Forno e Ronda dos Pipos. Em Quarta-Feira haverá o “Pão da Nossa Aldeia” e no domingo será a leitura da “Fama do Entrudo”, enquanto que a Lageosa da raia acolhe a Capeia de Carnaval.

No sabugal a Festa desenrola-se ao ritmo do Baile de Finalistas e em Aldeia Velha terá lugar o Baile de Carnaval.

No domingo, a partir das 15h00 sai pelas ruas do Sabugal o Desfile de Carnaval. De 7 a 9 de fevereiro, Aldeia do Bispo recebe o Mercado da Terra, e no dia 7, aqui, terá lugar a Largada, Desfile e Garraiada.

 

Guarda

O carnaval engalanado!

cartaz_guarda

Entre os dias 5 e 8 de fevereiro a cidade mais alta acolhe o GuardaFolia, que começa com um desfile carnavalesco pelas ruas do concelho, com cerca de 2000 crianças a encherem as ruas de cor e alegria, sob a temática dos Contos Infantis.

Para domingo está programada, logo pela manhã, a Fun Run que promete aquecer todos para o Julgamento do Galo que terá lugar à tarde, a partir das 15h00, um evento que, este ano, conta com a colaboração de 23 freguesias que participarão ativamente no desfile e no espetáculo.

O desfile começa na Alameda de Santo André e segue em direção à Praça Luís de Camões onde o Galo será Julgado e queimado e assim o mal será exorcizado e a esperança poderá renascer. Nesta edição contará com aves/galináceos que o irão acusar ou defender.

Para segunda-feira está previsto o espetáculo “Juntos em Revista” com Marina Mota e Carlos Cunha, no TMG a partir das 21h30.

Entretanto de 5 a 8 de fevereiro os visitantes poderão apreciar as Tabernas do Entrudo que irão funcionar em vários espaços do Centro Histórico e que conta com a colaboração de várias associações, comerciantes e empresários do concelho que irão disponibilizar várias iguarias alusivas ao carnaval.

 

Pinhel

XXI Feira das Tradições e Atividades Económicas

cartaz_pinhel

Em Pinhel o Carnaval é acolhido com a Feira das Tradições e Atividades Económicas que promete trazer milhares de pessoas à cidade Falcão. O Cartaz conta com grandes nomes como os Xutos & Pontapés que dão um concerto no dia 6 às 23h30, num dia que será pautado pelo Desfile Carnavalesco pelas ruas de Pinhel e pela inauguração do certame.

No sábado do dia será marcado por muita música e pelo concerto de Diogo Piçarra às 23h30 seguido de Orquestra Grafitti e Mastiksoul.

O dia 7, domingo, terá a animação garantida por vários grupos de concertinas. Às 21h30 arranca o Baile de Carnaval com concurso de Máscaras.

 

Celorico da Beira

Feira do Queijo

cartaz celorico

Em Celorico da Beira o Queijo é o Rei do Carnaval, com as atividades a terem já começado no passado fim-de-semana com o Programa Somos Portugal a animarem todos os que visitaram a Vila.

Na sexta feira, dia 5, há muita música a animar os visitantes da Feira do Queijo. No sábado o destaque vai para a Revista à Portuguesa “P´ro Diabo Kus Carregue” no Centro Cultura. Domingo começa com uma Caminhada passaporte “Rota do Queijo” com degustação e termina com o concerto de Quim Barreiros.

É também no domingo que tem lugar o desfile carnavalesco pelas ruas da cidade. Aproveite para conhecer o verdadeiro Queijo da Serra da Estrela!

 

Seia

Feira do Queijo Serra da Estrela

cartaz_carnaval seia

 

Esta é uma Feira que pretende promover o Queijo Serra da Estrela, considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional, apresentando-se como tendo um papel importante no sector e na valorização da marca do Queijo Serra da Estrela e do território.

Serão 4 dias de animação em torno do Queijo, com showcookings, Mercado do Queijo, artesanato, mostras de produtos locais, recriação da Quinta do Pastor, Mostra do Cão Serra da Estrela e tasquinhas. Haverá, ainda, demonstrações ao vivo de produção de queijo e requeijão, ordenha de ovelha e Feltragem de sabonetes com lã de ovelha.

A música também toma o seu lugar com vários grupos de música tradicional a animarem as ruas. A moda também marca presença com um Desfile de Burel por Luís Nogueira e Serranices.

 

Nelas

Carnaval a dobrar

carnaval nelas cartaz

Aqui o Carnaval é a dobrar porque a folia assim o exige, com Nelas e Canas de Senhorim a celebrarem com muita animação.

Em Nelas o Carnaval começa no domingo dia 7 com o Desfile Carnavalesco às 15h00 e que se repete no dia 9 pelas ruas da vila. Às 17h00 do dia de Carnaval terá lugar a Troca de Rainhas e no dia 10 o Entrudo será queimado no Bairro da Igreja, junto à Fonte de St. António.

Em Canas de Senhorim também o dia 7 assinala o inicio das Festas de Carnaval com o Desfile a sair à rua pelas 15h00, às 22h00 do mesmo dia tem lugar o Baile de Carnaval Paço e Rossio. Na segunda-feira às 15h30 tem lugar a Segunda-feira das Velhas e às 22h00 a segunda edição do Baile de Carnaval Paço e Rossio. O dia de Carnaval começa às 15h00 com o Desfile Carnavalesco e às 18h00 tem lugar o despique. No dia 10, quarta-feira, às 20h00 começa a Batatada (não se esqueça de levar prato, talher e copo) e às 22h30 o Entrudo é Queimado, no Rossio junto às Quatro Quinas e no Paço junto ao Pelourinho.

São centenas os figurantes, muita música, humor e animação, que prometem muita folia e animação com um cariz mais popular que distingue estes cartazes de muitos outros na região.

As associações envolvidas não poupam os esforços e guardam em segredo os carros alegóricos e as mascaras que irão encher as ruas de cor e animação contagiantes.

 

Como se pode ver, o difícil mesmo será organizar as nossas agendas! O que vale é que o fim-de-semana são dois dias e o carnaval são 4!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *