O Carnaval na Serra é que é!

Ainda mal tínhamos digerido as rabanadas e os sonhos e eis que nos preparámos para mais festa!

O Carnaval veio cedo mas cheio de folia e, um pouco por toda as aldeias, vilas e cidades, preparam-se os corços de carnaval para os desfiles que marcam esta data.

Por cá o Carnaval é aproveitado por muitas autarquias para apresentarem a região em Feiras e mostras. É o caso de Celorico da Beira, Seia e Gouveia que fazem a Festa em torno do Queijo da Serra.

Em Manteigas pode visitar a ExpoEstrela, já em Pinhel tem lugar a XXI Feira das Tradições, em Belmonte decorre a III Feira tradicional de Enchidos e Sabores, na Guarda queima-se o Galo enquanto que no Sabugal o porco é o rei da festa.

Na Covilhã o Carnaval volta às origens e em Nelas celebra-se a dobrar! Conheça os pontos altos destas Festas!

 

Covilhã

Carnaval da Neve

cartaz_carnaval covilha

Na Covilhã o Carnaval é da Neve e este ano marca o regresso da tradição, voltando ao local onde tudo começou.

Em 1952 a Antiga Colónia Infantil da Montanha acolhia o primeiro de muitos bailes de Carnaval na Serra da Estrela.

Com o tempo o edifício foi-se degradando e o Carnaval da Neve foi sendo organizado noutros locais. Este ano volta às origens já que a renovada Pousada da Juventude possui as condições necessárias para acolher este evento.

De 5 a 9 de fevereiro são vários os eventos que combinam neve e desporto com diversão e folia, numa organização do Clube Nacional de Montanhismo com o apoio do Município.

No dia 5 o destaque vai para a animação nas ruas da cidade com um concerto na Pousada de Juventude, um desfile e uma Mega Aula de Zumba, ainda o Portugal Snowtrip’16 no Torre alta Club.

O dia 6 será dedicado à neve com o Open Ski Carnaval da Neve na Estância de Ski Serra da Estrela, à noite terá lugar o Grande Baile de Carnaval da neve com o tema Old Ski 50 no Torre Alta Club, seguido do Karnival Party – Portugal Snowtrip com os Djs Garotas de Ipanema e Edgar Marquez.

No dia 7 tem lugar o Apreski Sbowtrips at Portugal, na Estância de Ski. No dia 8 festeje o Carnaval no Torre Alta Club numa Dj Party. O dia 9 ficará marcado pelo Enterro do Entrudo nas ruas da cidade.

 

 

Belmonte

III Feira Tradicional de Enchidos e Sabores

cartaz_carnaval belmonte

Nos dias 6 e 7 Belmonte enche-se de sabor na terceira edição da Feira Tradicional de Enchidos e Sabores, no Pavilhão Multiusos.

A animação vai andar em torno da Feira com muita música tradicional pelas ruas, e no dia 6 com o Baile de Carnaval com o grupo Replay. O dia 7 começa com uma caminhada Carnavalesca, seguida da mostra tradicional de enchidos. O dia será marcado por muita música tradicional com o Rancho Folclórico dos Três povos e os “Sons da Terra”.

 

Manteigas

Expo Estrela

cartaz_manteigas

Este é um evento já bem conhecido de todos na região. A Expo Estrela reúne cerca de 70 expositores que mostram o que de melhor a região tem no que diz respeito à economia, gastronomia e cultura.

Este ano o cartaz é de arromba e traz a Manteigas nomes conhecidos do panorama musical nacional.

A festa começa do dia 6 a Banda Boa União a fazer as honras à casa. No dia 7 manteigas recebe o Trio Jorge Palma & Orquestra de Sopros Música Nova, seguidos dos The Sweet Children. A segunda-feira também promete muita animação com Funk Pop Música seguido de um concerto dos D.A.M.A., no pavilhão Centro Cívico.

O dia de Carnaval também será animado com a prova de Queijo Serra da Estrela, música e o Desfile de Carnaval.

 

Sabugal

O Entrudo Gordo

cartaz_sabugal_gordo

No Sabugal o Entrudo é Gordo em homenagem às tradições associadas à matança do porco que era, e ainda é, tradição na ruralidade do concelho por estes dias do ano, o porco, é portanto, o Rei do Carnaval do Sabugal.

O Carnaval tem 5 dias neste concelho raiano, de 5 a 9 de fevereiro e durante esse período os restaurantes da região irão render-se aos sabores com a atividade “Os Nossos Sabores”, confecionando pratos alusivos a esta época de folia.

No dia 6 de fevereiro a freguesia do Soito acolhe o VII Capitulo da Confraria do Bucho Raiano enquanto que em Penalobo haverá o “Desamuar do Forno e Ronda dos Pipos. Em Quarta-Feira haverá o “Pão da Nossa Aldeia” e no domingo será a leitura da “Fama do Entrudo”, enquanto que a Lageosa da raia acolhe a Capeia de Carnaval.

No sabugal a Festa desenrola-se ao ritmo do Baile de Finalistas e em Aldeia Velha terá lugar o Baile de Carnaval.

No domingo, a partir das 15h00 sai pelas ruas do Sabugal o Desfile de Carnaval. De 7 a 9 de fevereiro, Aldeia do Bispo recebe o Mercado da Terra, e no dia 7, aqui, terá lugar a Largada, Desfile e Garraiada.

 

Guarda

O carnaval engalanado!

cartaz_guarda

Entre os dias 5 e 8 de fevereiro a cidade mais alta acolhe o GuardaFolia, que começa com um desfile carnavalesco pelas ruas do concelho, com cerca de 2000 crianças a encherem as ruas de cor e alegria, sob a temática dos Contos Infantis.

Para domingo está programada, logo pela manhã, a Fun Run que promete aquecer todos para o Julgamento do Galo que terá lugar à tarde, a partir das 15h00, um evento que, este ano, conta com a colaboração de 23 freguesias que participarão ativamente no desfile e no espetáculo.

O desfile começa na Alameda de Santo André e segue em direção à Praça Luís de Camões onde o Galo será Julgado e queimado e assim o mal será exorcizado e a esperança poderá renascer. Nesta edição contará com aves/galináceos que o irão acusar ou defender.

Para segunda-feira está previsto o espetáculo “Juntos em Revista” com Marina Mota e Carlos Cunha, no TMG a partir das 21h30.

Entretanto de 5 a 8 de fevereiro os visitantes poderão apreciar as Tabernas do Entrudo que irão funcionar em vários espaços do Centro Histórico e que conta com a colaboração de várias associações, comerciantes e empresários do concelho que irão disponibilizar várias iguarias alusivas ao carnaval.

 

Pinhel

XXI Feira das Tradições e Atividades Económicas

cartaz_pinhel

Em Pinhel o Carnaval é acolhido com a Feira das Tradições e Atividades Económicas que promete trazer milhares de pessoas à cidade Falcão. O Cartaz conta com grandes nomes como os Xutos & Pontapés que dão um concerto no dia 6 às 23h30, num dia que será pautado pelo Desfile Carnavalesco pelas ruas de Pinhel e pela inauguração do certame.

No sábado do dia será marcado por muita música e pelo concerto de Diogo Piçarra às 23h30 seguido de Orquestra Grafitti e Mastiksoul.

O dia 7, domingo, terá a animação garantida por vários grupos de concertinas. Às 21h30 arranca o Baile de Carnaval com concurso de Máscaras.

 

Celorico da Beira

Feira do Queijo

cartaz celorico

Em Celorico da Beira o Queijo é o Rei do Carnaval, com as atividades a terem já começado no passado fim-de-semana com o Programa Somos Portugal a animarem todos os que visitaram a Vila.

Na sexta feira, dia 5, há muita música a animar os visitantes da Feira do Queijo. No sábado o destaque vai para a Revista à Portuguesa “P´ro Diabo Kus Carregue” no Centro Cultura. Domingo começa com uma Caminhada passaporte “Rota do Queijo” com degustação e termina com o concerto de Quim Barreiros.

É também no domingo que tem lugar o desfile carnavalesco pelas ruas da cidade. Aproveite para conhecer o verdadeiro Queijo da Serra da Estrela!

 

Seia

Feira do Queijo Serra da Estrela

cartaz_carnaval seia

 

Esta é uma Feira que pretende promover o Queijo Serra da Estrela, considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional, apresentando-se como tendo um papel importante no sector e na valorização da marca do Queijo Serra da Estrela e do território.

Serão 4 dias de animação em torno do Queijo, com showcookings, Mercado do Queijo, artesanato, mostras de produtos locais, recriação da Quinta do Pastor, Mostra do Cão Serra da Estrela e tasquinhas. Haverá, ainda, demonstrações ao vivo de produção de queijo e requeijão, ordenha de ovelha e Feltragem de sabonetes com lã de ovelha.

A música também toma o seu lugar com vários grupos de música tradicional a animarem as ruas. A moda também marca presença com um Desfile de Burel por Luís Nogueira e Serranices.

 

Nelas

Carnaval a dobrar

carnaval nelas cartaz

Aqui o Carnaval é a dobrar porque a folia assim o exige, com Nelas e Canas de Senhorim a celebrarem com muita animação.

Em Nelas o Carnaval começa no domingo dia 7 com o Desfile Carnavalesco às 15h00 e que se repete no dia 9 pelas ruas da vila. Às 17h00 do dia de Carnaval terá lugar a Troca de Rainhas e no dia 10 o Entrudo será queimado no Bairro da Igreja, junto à Fonte de St. António.

Em Canas de Senhorim também o dia 7 assinala o inicio das Festas de Carnaval com o Desfile a sair à rua pelas 15h00, às 22h00 do mesmo dia tem lugar o Baile de Carnaval Paço e Rossio. Na segunda-feira às 15h30 tem lugar a Segunda-feira das Velhas e às 22h00 a segunda edição do Baile de Carnaval Paço e Rossio. O dia de Carnaval começa às 15h00 com o Desfile Carnavalesco e às 18h00 tem lugar o despique. No dia 10, quarta-feira, às 20h00 começa a Batatada (não se esqueça de levar prato, talher e copo) e às 22h30 o Entrudo é Queimado, no Rossio junto às Quatro Quinas e no Paço junto ao Pelourinho.

São centenas os figurantes, muita música, humor e animação, que prometem muita folia e animação com um cariz mais popular que distingue estes cartazes de muitos outros na região.

As associações envolvidas não poupam os esforços e guardam em segredo os carros alegóricos e as mascaras que irão encher as ruas de cor e animação contagiantes.

 

Como se pode ver, o difícil mesmo será organizar as nossas agendas! O que vale é que o fim-de-semana são dois dias e o carnaval são 4!

15 replies
  1. Judy says:

    Wow, wonderful blog format! How lengthy have you
    been blogging for? you make running a blog glance easy.
    The whole glance of your web site is great, let alone the content material!

    You can see similar here sklep online

  2. dobry sklep says:

    I’m amazed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both equally educative and entertaining, and let me tell you,
    you’ve hit the nail on the head. The problem is something that too few people are speaking intelligently about.
    I’m very happy I stumbled across this in my hunt for something concerning this.
    I saw similar here: Ecommerce

  3. sklep internetowy says:

    Hi there superb website! Does running a blog similar to this require
    a massive amount work? I’ve very little expertise in computer programming however I was hoping
    to start my own blog in the near future. Anyways, if you have any recommendations or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off topic but I just needed to ask. Thank you!

    I saw similar here: Sklep internetowy

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *