As 8 Maravilhas de Viseu

Viseu cidade de Viriato, terra de gente forte e determinada herdeira do património basilar da nação! Viseu terra de cultura, tradição, história. Mas moderna e cosmopolita.

São muitos os aspetos que definem Viseu e a tornam tão especial. Foi com o objetivo de promover o património de Viseu que nasceu a iniciativa “As 8 Maravilhas de Viseu”, um concurso promovido pelos alunos da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

São, então, oito as categorias a concurso: Gastronomia – Pratos Típicos, Gastronomia – Doçaria, Personalidades históricas, Artesanato, Eventos, Natureza, Monumentos e ainda uma categoria surpresa.

viseu

A Gastronomia com os Pratos Típicos é uma das categorias a votação e podem escolher entre o Arroz de Carqueja, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau Podre, Cabrito Assado, rancho à moda de Viseu, Rojões e Vitela à Lafões.

A Doçaria de Viseu está a votos na categoria de gastronomia – Doçaria com as seguintes delicias a votos: Castanhas de ovos, Lampreia de ovos, Leite Creme, Pastel de Feijão, Rotundinhas e os famosos Viriatos.

São várias as personalidades que marcaram a história de Viseu e a votos, nesta categoria, estão os nomes de Almeida Moreira, Aquilino Ribeiro, D. Afonso Henriques, D. António Alves Martins, D. Miguel da Silva, Augusto Hilário, Infante D. Henriques, João Torto, Rei D. Duarte, São Teotónio, Vasco Fernandes e Viriato.

Na categoria dedicada ao Artesanato a concurso estão o Barro de Molelos, Bordados de Tibaldinho, Cestaria, Estanho. Ferro Forjado, Flores de Fragosela/Namorado, Latoaria, Linho, Renda de Bilros e os Sabões Artesanais.

Os Eventos a concurso são as Cavalhadas de Teivas, Cavalhadas de Videmoinhos, Cinema na Cidade, Feira de São Mateus, festival da Primavera, Festival de Jazz, Gala Os Melhores Anos, o evento Jardins Efémeros e a Procissão de Enterro do Senho/Semana.

Na categoria dedicada à Natureza estão a votos a Ecopista do Dão, Fontelo, Jardim das Mães, Monte Santa Luzia, Parque Aquilino Ribeiro, Quinta da Cruz e as Termas de Alcafache/Praia Fluvial.

Os Monumentos são um dos aspetos mais importantes da arquitetura de Viseu e estão, também, a votos com a catedral de Santa Maria de Viseu/Sé, Cava de Viriato, Igreja da Misericórdia, Igreja da ordem Terceira do Carmo, Igreja dos Terceiros de São Francisco, Museu Grão Vasco, Porta do Soar e o Solar do Vinho do Dão na seleção desta categoria.

Pode votar pelo site http://anarap19.wix.com/8maravilhasdeviseu . Os vencedores serão anunciados na gala 8 Maravilhas de Viseu organizada pelos alunos da Licenciatura em Turismo da ESTGV, no próximo dia 7 de dezembro no Clube de Viseu.

Esta votação que pretende distinguir as 8 Maravilhas de Viseu procura destacar a cidade enquanto destino turístico, despertando a sociedade local para a necessidade de um maior envolvimento no que é também o seu património, valorizando, preservando e participando ativamente nas iniciativas que visam o desenvolvimento do turismo, contribuindo para o seu conhecimento.

Este evento tem associado a si uma causa social sendo que o valor angariado irá reverter a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu.

31 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *