Esplanadas para que vos quero!

Se há algo que gostamos de fazer, principalmente nestes dias em que o sol nos convida a ir à rua, é sentarmo-nos numa esplanada, seja em amena cavaqueira com os nossos amigos, para ler o jornal enquanto bebericamos um café, ou para almoçar ou lanchar enquanto aproveitamos os raios de sol.

Todas as cidades possuem esplanadas e alguns de nós acabamos por ter as nossas favoritas, seja pelo atendimento ou pela envolvente, pela localização, mais ou menos discreta, ou até mesmo pela música ou pela empregada gira que nos atende com um sorriso.

Ter uma esplanada favorita é como ter um café preferido ou um bar que mais nos agrada. Tem a ver com vários fatores e ainda bem que o verão chegou porque as nossas esplanadas estão mais interessantes nesta altura e mais apelativas.

Aqui pela Guarda, local onde no verão encontramos várias esplanadas, tenho um punhado de locais favoritos, algumas delas, confesso, conforme a altura do dia ou mesmo consoante o dia da semana.

Hoje vamos, então, fazer um périplo pelos meus locais de eleição para passar uns momentos tranquilos com os amigos, para ver o movimento da cidade ou mesmo para comer alguns petiscos.

Começamos pelas frescas manhãs de verão na Guarda com o sol tímido a espreitar.

Para aquecer os ossos e prepararmo-nos para um dia de trabalho ou lazer, já que muitos podem estar de férias, sugiro que nos abanquemos numa das esplanadas com as paisagens mais bonitas desta cidade, a esplanada do Bar do Lago no Parque Urbano do Rio Diz.

 

olago

A vista para o lago na luz tranquila da manhã é fantástica e ajuda-nos a encher de energia um corpo ensonado enquanto bebemos um café e admiramos a coragem dos muitos que, pela manhã ,embarcam numa sessão de running pelo parque.

Esta esplanada também é muito interessante no final do dia, a não ser que, como eu, seja do tipo de pessoa que dispensa um concerto de coaxares incessantes. Para alguns pode ser até calmante, para mim, bem… não é.

Se é daquelas pessoas que gosta de tomar um café a meio da manhã, sugiro que vá até ao centro da cidade, a esplanada do Dupepe no Jardim José de Lemos é bastante interessante, com assento em pleno centro da cidade, com vista para o Jardim ou, se preferir, para o movimento de uma das zonas mais mexidas da mais alta.

dupepe

Este local também é ótimo ao final do dia se desejar comer umas tapas e beber umas cervejas com os amigos, no fim-de-semana é, igualmente, um dos locais que elejo para uns momentos de amena cavaqueira enquanto vemos as pessoas circularem pelo Jardim.

Já que estamos no centro da cidade, não posso deixar de fazer referência a uma das minhas esplanadas preferidas seja de verão seja de inverno, até porque este é um dos locais mais gulosos da cidade e onde encontramos, e desculpem-me os outros comerciantes do tipo, a melhor gelataria da Guarda.

martuccis

Mesmo no Inverno visitar a Martucci’s gelataria é uma experiência deliciosa, e não precisamos comer gelados, o chocolate quente e os crepes aqui são uma tentação, e se forem consumidos na esplanada ao pé do aquecedor e de manta nas pernas, a experiência é formidável.

No verão esta esplanada oferece um local discreto e agradável, talvez para uma sobremesa em família ou para uma conversa de negócios.

A tarde chega e a fome aperta. Neste momento do dia gosto de ir, sempre que possível, até à esplanada da Alameda, uma das maiores da Guarda, em pleno centro da cidade, perto do Hospital.

alameda

Um espaço amplo e, sem dúvida, um dos mais bonitos da Guarda, com vista para a histórica fonte. Aqui podemos lanchar e petiscar enquanto bebemos uma cerveja e damos dois dedos de conversa.

A noite cai e, acreditem ou não, na Guarda até que há noites mais amenas e convidativas a uma bebida fresca em boa companhia.

No final de jantar e, principalmente ao fim-de-semana, gosto de me juntar com um bom punhado de amigos e ir até um local discreto onde o serviço é de qualidade e o ambiente descontraído.

No centro da cidade a minha esplanada de eleição é a do Bar “O Praça”, enquanto muitos ficam pelas esplanadas da Sé, acerca das quais não tenho nada contra, eu prefiro o recanto deste Bar, com ambiente jovem mas familiar, que garante umas horas muito bem passadas.

opraçavelha

Para acabar a noite em grande sugiro a esplanada do Bistro Bar In&Out ao pé da Central de Autocarros, sugiro a noite, mas confiem que para almoçar este Bistro é uma boa escolha com uma carta fabulosa e cosmopolita.

in&out

Aqui a esplanada emboca na estrada e o movimento é interessante. Este é o local ideal para se render às modas, como beber um bom gin de algumas das melhores marcas do mercado, já que o In&out tem um dos melhores bares de Gin da região ao som de boa música e gente gira.

O verão pede-nos para ir para a rua e as esplanadas são o local ideal para descomprimir ou para nos divertirmos.

Agora deixo-lhe o desafio, diga-me qual a sua esplanada favorita!

BFM

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *