O 25 de Abril vive em Tondela
O Teatro Acert, em Tondela, propõe uma programação, para os próximos dias, dedicada à Liberdade, já que no sábado se assinala o dia em que Portugal se libertou das amarras da ditadura.
Uma das propostas sobe ao palco do Auditório 1, já esta quinta-feira, e pretende ser uma homenagem ao 25 de abril a partir das palavras de Manuel António Pina, num espetáculo que se desenrola com recurso a memórias esparsas e fragmentadas, sobretudo sonoras, dos tempos antes da revolução, a que foi dado o nome de O Tesouro. Para ver com sessões às 10h30 e às 14h30, numa encenação da Companhia Pé de Vento, orientada para os mais novos, em Tondela.
O 25 de Abril vai ser comemorado com dois espetáculos. No Auditório 1, a partir das 21h45 terá lugar um concerto da banda A presença das Formigas, cuja sonoridade vai direta ao coração da terra. “A Presença das Formigas é o título de uma canção do disco O Coro dos Tribunais de José Afonso, que é, aliás, o primeiro disco dele editado após o 25 de abril.
Ao mesmo tempo, no Auditório 2 decorre um monólogo a partir de Marx, confirmando que o passado não perde utilidade quando se trata de olhar para o futuro
A partir de sábado estará patente a exposição “Genius Loci Spacetime Discontinuum” de Pedro Inock, que os visitantes poderão visitar até dia 25 de maio. Definida como uma mostra visual multiforme, trata-se de uma obra aberta e interminada, como interminável é o percurso do ensaio (sempre em constante devir) sobre as marcas do todo multifacetado que é a vida. Em diversos suportes — desenho, pintura, fotografia, instalação, vídeo — se expressam (vão expressando) impressivas memórias e afetos, se traduz (vai traduzindo) a relação emotiva com os lugares e os tempos que nos envolvem (vão envolvendo).
O 25 de Abril toca-nos a todos, e não podemos ser indiferentes à sua realidade e ao seu propósito.
Fotografia: Ricardo Chaves
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!