Livro “O Vinho no Tempo da Guerra” retrata o Dão

Portugal pode até nem ter participado de forma efusiva na II Guerra Mundial, mas os agrores da guerra e a fome foram bem sentidos no nosso país, tornando a década entre 1935 e 1945 uma época de viragem em muitos setores.

Uma das áreas que sofreu uma profunda transformação nestes tempos de Guerra foi a do vinho, com as atuais regiões demarcadas a serem “desenhadas” por essa altura, caso da Região Demarcada do Dão, agora retratada em Livro juntamente com a região do Douro e dos Vinhos Verdes.

Hoje restam as memórias, agora compiladas num livro que reúne cerca de 100 fotografias e que contra a história das regiões do Dão, Douro e Vinhos Verdes.

“O Vinho no Tempo da Guerra – o Dão, o Douro e os Vinhos Verdes nas fotografias da Casa Alvão”, foi lançado no passado dia 18 de janeiro, na Casa do Vinho Verde e é um testemunho fabuloso do trabalho e das dificuldades de muitos viticultores na viragem dos anos 30.

Este livro nasceu das mãos de António Barreto e Manuel Carvalho a partir do trabalho do fotógrafo Domingo Alvão que entre 1935 e 1945 documentou de forma romântica, mas exaustiva, uma realidade que já não existe mas que contribui para a que hoje vivemos.

O trabalho que agora chega às bancas surgiu de uma parceria entre a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto.

O Livro encontra-se à venda por 24,99€, em http://loja.publico.pt/products.php?product=Livro-O-Vinho-no-Tempo-da-Guerra.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *