Míscaros é em Alcaide!

Adoramos os sabores de outono, as cores e os cheiros!

A gastronomia nesta altura do ano enche-se de frutos que a natureza nos dá generosamente e que não podemos deixar de provar, degustar e nos refastelar! É o caso das nozes, das castanhas e dos míscaros, esse delicioso fungo que assusta muitos e delicia muitos mais!

No próximo fim-de-semana pegue na família e na gula e vá até ao Fundão. Decorre por lá um festival gastronómico maravilhoso, o Míscaros – Festival do Cogumelo na aldeia do Alcaide. Nos dias 18, 19 e 20 siga até esta aldeia e delicie-se com este evento único. Um evento feito sob o pretexto do lazer e da animação, sendo que a sua verdadeira essência procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha.

É mais do que cogumelos, é um Festival com uma responsabilidade social muito vincada e que se poderá perceber em algumas atividades incluídas no programa como o showcooking Cozinha Diferente realizado por crianças com Síndrome de Down.

miscaros

No programa haverá de tudo para todos os gostos, com animação de rua, música com Funk You Brass Band, El Puntillo Canalla, Farratuga, Xaral Dixe, Fanfarra Bando das gaitas, Mocisso X, Izi Fun, Animactiva, Transkanabos – Bolas de Sabão Gigantes, isto no dia 18, num programa que termina com o Live Cooking pelo Chef Leopoldo Calhau!

O dia 19 começa com um Passeio Cãogumelo, um showcooking de Andrá Soares (Chefes de palmo e Meio), seguido do Livecooking pelo Chefe João Mata (2º classificado do Masterchef Júnior Portugal). A tarde começa com um passeio com direito a palestra e degustação na companhia de José Matos e a Bióloga Anabela Marisa Azul. A tarde continua com uma degustação de cogumelos recolhidos no passeio micológico.

Às 17h00 tem lugar o workshop “Criação de cogumelos em troncos, micorrização e em substratos | Aromas e boletos”. Segue-se o Live Cooking – Cozinhar Diferente com Ricardo Besteiro e ajudantes Melissa Silva e António Pereira (APPACDM do Fundão). A animação continua com os Postas de Bacalhau, Xaral Dixie, Mossico X, Funk You Brass Band, El Puntillo Canalla, Farratuga e os Trovadores do Redondo. O Chef Joe Best irá animar um Live Cooking às 22h30 e depois terá lugar a iniciativa “Alcaide Solidário – Juntos por um Amigo” com lançamento de lanternas para o céu, que reverterá a favor da APPACDM do Fundão.

No domingo, 20 de novembro, o dia começa com um passeio com palestra e Mega Almoço pelo José Matos e pelas Biólogas Anabela Marisa Azul e Sílvia Leão. André Soares anima um showcooking de Palmo e Meio e Às 14h00 terá lugar o Workshop “Criação de cogumelos em troncos, micorrização e em substratos | Aromas e boletos. A tarde ainda terá espaço para o Desfile Etnográfico, para um Live Cooking pelos Chefs Miguel Gameiro e Duarte Batista, seguido por outro dos pratos Vencedores de 2015. O dia acaba com o Concurso Melhor prato do Festival com os júris Joe Best, Miguel Gameiro, Duarte Batista, Leopoldo Calhau e o especialista em Gastronomia Portuguesa Orlando Esteves.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *