Pinhel quer ser a “Cidade do Vinho” 2016

Antes de mais, o que é a “Cidade do Vinho” que Pinhel tanto almeja?

Pois bem, trata-se de uma iniciativa que surgiu em 2009 com o intuito de contribuir para a valorização da riqueza, diversidade e das características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património, e Pinhel quer fazer parte desta atividade.

O Município de Pinhel tem vindo a destacar-se no panorama vínico nacional pela qualidade dos seus vinhos da Beira Interior, e esta seria uma ótima oportunidade de promover a região também pela sua oferta vínica.

Desde que a iniciativa começou em 2009, já foram várias as cidades que assumiram o papel de ser “Cidade do Vinho” caso, por exemplo, de Lagoa (2016) ou Reguengos de Monsaraz (2015). Para 2017 Pinhel concorre com Alenquer e Torres Vedras (candidatura conjunta-Lisboa), madalena do Pico (Açores), Moura (Alentejo) e com a vizinha Vila Nova de Foz Côa!

Pinhel concorre consciente daquilo que pode oferecer graças à sua tradição agrícola e vitivinícola, assim como todo o trabalhão de valorização e promoção que tem vindo a ser feito nos últimos anos com o objetivo de afirmar os Vinhos de Pinhel como o principal embaixador deste território, sendo que para este concurso o Município já tem planeados um conjunto de 25 propostas de atividades e eventos a desenvolver durante o ano de 2007, e que se deverão prolongar no tempo.

A decisão final da Associação de Municípios Portugueses do Vinho será anunciada a 14 de Novembro numa cerimónia que terá lugar em Lamego.

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *