A nossa Ecopista é a maior!

Quando o sol brilha e os pássaros cantam enchemo-nos de vontade de andar pelo mundo, observar o seu renascer, absorver todo o seu esplendor.

Somos afortunados, nós, os portugueses, porque vivemos num pequeno país cheio de contrastes e que nos dá o privilégio de usufruir de paisagens magníficas, seja com o mar no horizonte, seja com as mais belas e verdejantes planícies ou a mais bela das Montanhas.

Na região envolvente à Serra da Estrela existem pequenos mundos que nos fazem suspirar, e o melhor mesmo, é quando podemos passear por eles, e descobrir os seus encantos. Com esses factos em mente, várias entidades foram organizando Percursos Pedestres e ciclovias que nos permitem desfrutar destes pequenos mundos.

Uma das mais belas ciclovias é a Ecopista do Dão, a maior do país, com 49km.

1927673_1673938716181962_884764971740481176_n

Nos idos de 1988 a linha ferroviária que ligava Santa Comba Dão e Viseu foi desativada e para que não fosse engolida pela natureza decidiram transformar os carris num local onde todos pudessem usufruir da natureza envolvente, nasce em 2011 a Ecopista do Dão, a mais comprida de Portugal e, para muitos, a mais bela!

ecopista

Atravessando os Munícipios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão este é um espaço onde os usuários ou visitantes podem apreciar o Dão em todo o seu esplendor.

Um projeto de enorme valor paisagístico, turístico e ambiental, que permite que o Homem se funda com a natureza. Seja para passeio ou para fins desportivos, esta Ecopista é uma das pérolas mais acarinhadas pela população local que a vê com orgulho e que a respeita.

cover ecopista

Quem por aqui se passeia ou faz desporto pode apreciar a Albufeira da Aguieira, em Santa Comba Dão, e a Serra do Caramulo, em Tondela, dois dos elementos incontornáveis do mosaico paisagístico da Ecopista.

Saindo de Santa Comba Dão a Ecopista acompanha o rio Dão e o seu afluente, o Rio Paiva, afastando-se mais à frente embrenhando-se na natureza onde podemos ver castanheiros, carvalhos e sobreiros, vinhas, campos de cultivo e aldeias, com a Serra do Caramulo a Norte e a Serra da Estrela a Sul.

A pé ou de bicicleta, esta Ecopista é um local que proporciona momentos de lazer inesquecíveis, revitalizando o corpo, mente e a alma.

As pistas verdes, ou Ecopistas, constituem um conjunto de percursos que tiram partido de antigas plataformas de ferrovias desativadas e podemos encontrar várias um pouco por todo o país, uma ótima forma de rentabilizar estes espaços e permitindo-nos usufruir da natureza e paisagens envolventes.

Este tipo de equipamentos constitui uma rede que se espera vir a cobrir todo o território português, procurando, igualmente requalificar o património edificado e devolver-lhes nova vida e função, como sejam as estações.

Aproveite os dias de sol que se avizinham e vá conhecer a Ecopista do Dão!

 

Gosta de caminhar?

https://heartbeat.pt/rota-tuneis/

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *