A nossa Ecopista é a maior!

Quando o sol brilha e os pássaros cantam enchemo-nos de vontade de andar pelo mundo, observar o seu renascer, absorver todo o seu esplendor.

Somos afortunados, nós, os portugueses, porque vivemos num pequeno país cheio de contrastes e que nos dá o privilégio de usufruir de paisagens magníficas, seja com o mar no horizonte, seja com as mais belas e verdejantes planícies ou a mais bela das Montanhas.

Na região envolvente à Serra da Estrela existem pequenos mundos que nos fazem suspirar, e o melhor mesmo, é quando podemos passear por eles, e descobrir os seus encantos. Com esses factos em mente, várias entidades foram organizando Percursos Pedestres e ciclovias que nos permitem desfrutar destes pequenos mundos.

Uma das mais belas ciclovias é a Ecopista do Dão, a maior do país, com 49km.

1927673_1673938716181962_884764971740481176_n

Nos idos de 1988 a linha ferroviária que ligava Santa Comba Dão e Viseu foi desativada e para que não fosse engolida pela natureza decidiram transformar os carris num local onde todos pudessem usufruir da natureza envolvente, nasce em 2011 a Ecopista do Dão, a mais comprida de Portugal e, para muitos, a mais bela!

ecopista

Atravessando os Munícipios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão este é um espaço onde os usuários ou visitantes podem apreciar o Dão em todo o seu esplendor.

Um projeto de enorme valor paisagístico, turístico e ambiental, que permite que o Homem se funda com a natureza. Seja para passeio ou para fins desportivos, esta Ecopista é uma das pérolas mais acarinhadas pela população local que a vê com orgulho e que a respeita.

cover ecopista

Quem por aqui se passeia ou faz desporto pode apreciar a Albufeira da Aguieira, em Santa Comba Dão, e a Serra do Caramulo, em Tondela, dois dos elementos incontornáveis do mosaico paisagístico da Ecopista.

Saindo de Santa Comba Dão a Ecopista acompanha o rio Dão e o seu afluente, o Rio Paiva, afastando-se mais à frente embrenhando-se na natureza onde podemos ver castanheiros, carvalhos e sobreiros, vinhas, campos de cultivo e aldeias, com a Serra do Caramulo a Norte e a Serra da Estrela a Sul.

A pé ou de bicicleta, esta Ecopista é um local que proporciona momentos de lazer inesquecíveis, revitalizando o corpo, mente e a alma.

As pistas verdes, ou Ecopistas, constituem um conjunto de percursos que tiram partido de antigas plataformas de ferrovias desativadas e podemos encontrar várias um pouco por todo o país, uma ótima forma de rentabilizar estes espaços e permitindo-nos usufruir da natureza e paisagens envolventes.

Este tipo de equipamentos constitui uma rede que se espera vir a cobrir todo o território português, procurando, igualmente requalificar o património edificado e devolver-lhes nova vida e função, como sejam as estações.

Aproveite os dias de sol que se avizinham e vá conhecer a Ecopista do Dão!

 

Gosta de caminhar?

https://heartbeat.pt/rota-tuneis/

28 replies
  1. sklep says:

    Wow, incredible weblog structure! How lengthy have you been blogging for?
    you make blogging glance easy. The entire look of your website is wonderful, as well as the content
    material! You can see similar here sklep

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *