Academia de Código é uma oportunidade de Futuro!

Sabemos que vivemos numa altura de grandes dificuldades, propicia, por isso mesmo, a grandes desafios e grandes mudanças.

Vivemos uma época onde as novas tecnologias assumem um papel essencial no desenvolvimento de regiões, e é por ter perfeita consciência disso que no Fundão vai decorrer a Academia de Código, uma oportunidade para desempregados poderem obter formação numa das áreas com maior empregabilidade no mundo, a programação informática.

Esta é uma iniciativa conjunta entre o Município do Fundão e a Academia de Código e permitirá que no final do curso, que tem a duração de 14 semanas (cerca de 650 horas de formação, em regime de horário completo, laboral), 32 alunos sejam integrados nas empresas parceiras, na região do Fundão.

Este curso é orientado para pessoas desempregadas, mas não só, estando aberto, igualmente, a pessoas que se encontrem à procura de uma nova carreira.

A Academia de Código é um projeto piloto que deverá prosseguir já em setembro com uma segunda edição.

O Fundão tem vindo a albergar várias empresas da área das novoas tecnologias sendo que este curso vem ajudar a poder formar quadros especializados para as mesmas, atraindo mais pessoas à região.

As inscrições decorrem até dia 15 de março e o curso arrancará em abril. O primeiro curso da Academia de Código, dado em simultâneo no Fundão e em Lisboa (pessoas que no final do curso queiram ir para o Fundão).

Este é um curso com uma elevada taxa de sucesso, a exemplo disso é o facto de a Academia de Código já ter formado 1400 pessoas e todas elas se encontram a trabalhar depois do curso.

O projeto nasce do aparecimento dos chamados bootcamps para formar programadores, fundados nos últimos anos nos Estados Unidos.

Além desta parceria para a formação de adultos, o Município do Fundão tem ainda outro projeto para breve, em conjunto com a Academia de Código, mas desta feita orientado para o público mais jovem, com duas turmas do 3º ano (40 alunos) de duas escolas da região a aprenderem programação informática, um projeto que deverá ser alargado a outras escolas no futuro.

A Academia de Código promete que em 14 semanas os alunos poderão desenvolver um Full Stack java & JavaScript mindset que permitirá aos alunos transitarem livremente entre Back End e Front End “Like a Boss”, experimentado as mais atuais técnicas de produção de software para Web e Mobile, num ambiente de singular criatividade e disrupção, altamente estimulante e descontraído. Prometem, ainda, tornar os alunos fluentes em boas práticas de programação, acelerando as suas mad development skills recorrendo às Frameworks mais espetaculares disponíveis para a humanidade. O mote é “Learn by doing or die trying!”

O dinheiro não é um problema. A academia de Código diz que primeiro podes deves encontrar um emprego e depois pagas.

Faz a inscrição em www.academiadecodigo.org.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *