Vamos descansar no Pátio

Seguimos rumo a Nelas. As paisagens por estas alturas remetem-nos ao mundo do vinho, com as vindimas a acontecerem um pouco por toda a parte, com carros carregados de cestos de uvas que mais tarde irão dar origem aos tão afamados vinhos do Dão.

Realmente por estas bandas o clima é diferente. O sol brilha intenso pela paisagem verde que nos acompanha ao longo do caminho. Hoje vamos até Caldas de Felgueiras, não para passarmos uns dias nas termas, mas para descansar num espaço que nos foi recomendado por amigos. “Um pequeno refúgio”, segundo eles. As Casas do Pátio.

As Casas do Pátio – Country Houses & Nature são um empreendimento de Turismo Rural, mas desenganem-se aqueles que pensam que é uma unidade dita convencional, com pormenores serranos ou campestres que nos remetem à vida bucólica do interior de Portugal.

Aqui o rural apresenta-se numa vertente mais moderna e luxuosa, sendo que a ruralidade, como a concebemos, apenas se sente quando saímos e encaramos a belíssima paisagem circundante.

Já tínhamos andado a espreitar algumas fotografias das Casas do Pátio – Country Houses & Nature, porque isto de partir ao desconhecido não é para todos e nós fazemos parte daquele grupo de indivíduos que gosta de ir à descoberta mas sabendo o que deverá encontrar.

Recepção_Sala de Estarartigo

Chegamos e percebemos que, efetivamente, não era um espaço de Turismo Rural como normalmente convencionamos.

À conversa com as proprietárias ficamos a saber que Casas do Pátio – Country Houses & Nature nasceram da vontade de preservar a história de uma família.

Três casas unidas por um pátio que guardava histórias, memórias e segredos e que se viam maltratadas pelo tempo.

Ao fator sentimental forte aliou-se a oportunidade de serem empreendedoras fazendo algo que as gratificasse e lhes desse prazer.

Nascem Casas do Pátio – Country Houses & Nature e ainda bem que tiveram a coragem e resiliência necessária para tornarem este sonho realidade.

A natureza é o mote para tudo neste local e as casas tinham de seguir essa filosofia, não estivessem inseridas no meio de três serras com uma paisagem maravilhosa e, ainda por cima, numa estância termal como é Caldas da Felgueira, a inspiração para a renovação destas casas tinha de estar, invariavelmente, relacionada com a natureza.

As Casas do Pátio – Country Houses & Nature são constituídas por 4 casas sendo que os 4 elementos, água, terra, fogo e ar, serviram de inspiração para a reconstrução e decoração das casas. Assim, quem quiser por aqui pernoitar ou passar uns dias, poderá escolher entre:

. Casa do Ar, nome atribuído pela envolvência natural e uma homenagem ao ar puro que se respira na região.

. Casa da Água em jeito de homenagem ao Rio Mondego que passa na aldeia.

. Casa da Terra, uma referencia ao interior e fonte de recursos naturais que sustentam parte da economia da região.

. Casa do Fogo inspirada pelas águas medicinais quentes das Termas.

Ficamos na Casa da Água que nos surpreendeu pela delicadeza dos elementos decorativos em tons de azul.

A luz é surpreendente nesta casa, o branco e o jogo de cores suaves remete-nos para uma tranquilidade avassaladora que nos percorre o corpo.

Casa Água_Quarto artigop

É como estar em casa. Constituída por um quarto, cozinha e uma sala com lareira que logo me fez prometer voltar por alturas do inverno só para poder beber um chá quente embrulhada numa manta a ouvir o crepitar da lareira, até porque foi-nos dito que quem por cá passa, seja em que altura do ano for, recebe sempre uns miminhos que tornam a estadia ainda mais especial.

Casa Terra_Salaartigo

Não é uma casa enorme, o que a torna ainda mais confortável e acolhedora, ideal para uma escapadinha romântica seja em que altura do ano for.

A mobília cuidadosamente escolhida transforma esta casa num espaço único de onde não queremos sair.

É de facto um luxo no meio da natureza e o momento que mais apreciei foi no final do dia poder beber um copo de vinho do Dão sentada numa cadeira no terraço enquanto apreciava o final de mais um dia.

Disseram-nos que, para quem quisesse, podem ser agendados passeios a cavalo, dispensei porque não sou aficionada, mas aceitei as sugestões para a descoberta da gastronomia da região, e que bela gastronomia é!

Há pequenos pormenores que nos relembram que estas são casas com história e que estamos num meio rural, seja em peças de mobiliário ou em objetos de decoração, sendo estas casas o exemplo perfeito de como se transporta a ruralidade para o mundo moderno e contemporâneo. Este é o fator diferenciador deste empreendimento. O modo como está pensado e como foi construído, deixando de lado os conceitos mais usuais existentes neste tipo de turismo.

As Casas do Pátio – Country Houses & Nature são um espaço acolhedor e intimista, permitindo a quem as visita gozar de privacidade e tranquilidade, sentindo que aquele espaço não é apenas mais um quarto de hotel, mas sim um local onde poderíamos viver.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *