O Interior tem Natal!

Eis a época mais mágica do ano! Por todas as cidades sente-se o espírito natalício e as pessoas passeiam pelos centros iluminados! Conheça aqui algumas das atividades que estão a decorrer na região este Natal!

Seia

Este fim-de-semana visite Seia e aprecie as várias iniciativas que irão decorrer no largo da Câmara. Os mais novos poderão brincar e deslumbrar-se com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e Frozen – o Reino do Gelo. Mas esta época festiva não é só para os mais pequenos e além da música, lançamentos de Livros e do Mercado de Natal também o serviço do Canil Municipal de Seia marcará presença com uma campanha de adoção de animais intitulada “O melhor presente de Natal? um amigo para a vida”.

 

Celorico da Beira

Ainda pelo Distrito da Guarda, em Celorico da Beira, a época é vivida intensamente com os festejos a prolongarem-se até dia 23 de dezembro. A vila de Sacadura Cabral vai contar com várias atividades que vai animar o mês de dezembro, desde a Casa do Pai Natal, Feira do Livro, Concurso de Couves de Natal, Feira de Artesanato, Festival de Sopa Couve de Natal, animação musical com grupos de cantares e concertinas, exposições de árvores e presépios.

No dia 20 de dezembro Celorico da Beira recebe o programa “Portugal em Festa” da SIC.

Mantem-se a tradição com o concurso de Montras de Natal e os mais pequenos poderão contar com muita animação, teatro, música e a visita do Pai Natal.

natal_celorico

 

Sabugal

No Sabugal a grande atração é um Presépio gigante com cerca de 700 metros quadrados, instalado no centro da cidade, no Largo da Fonte. Este Presépio conta com cerca de 500 toneladas de troncos de castanheiros, heras e musgos. É o terceiro ano em que se aposta numa representação do Presépio de Belém de forma única e genuína, recolhendo na natureza aquilo que é da região.

Este é o maior Presépio do género no país e um elemento de desenvolvimento e de atração turística. O Presépio contém cerca de uma centena de figuras em cerâmica que a autarquia foi adquirindo ano após ano, atendendo ao aumento da área ocupada, que em 2014 foi de cerca de 300 metros quadrados.

O recinto natalício, que pode ser visitado até ao dia 11 de janeiro, agrada a miúdos e a graúdos e deixa os habitantes do Sabugal orgulhosos.

 

Gouveia

O Natal em Gouveia procura dinamizar o comércio da cidade com uma campanha que tem como lema “A Prenda do Seu Natal Está no Comércio Local” e estrutura-se com a oferta pelo comércio local de coupões de acesso ao sorteio de uma viagem aos Açores e a um fim de semana no Litoral Alentejano em compras superiores a 20 euros.

Os coupões preenchidos e validados com o carimbo do estabelecimento comercial serão após preenchidos depositados numa tombola localizada no Turismo de Gouveia e os prémios serão sorteados na noite de reis durante o Cantar das Janeiras.

A campanha de incentivo será comunicada através da rede de muppies do concelho, em duas estruturas outdoor, em cartazes promocionais a distribuir pelo comércio local e na agenda de natal a distribuir pelo concelho.

A Casa do Pai Natal será outro ponto de animação da campanha. A casa da Torre albergará o Pai Natal e em colaboração com o CERVAS e com a empresa de animação GO Festas serão dinamizados ateliês, exposições, sessões de cinema e atividades de animação para os mais novos. A Casa do Pai Natal funcionará entre 17 e 24 de dezembro e nos dias 17, 19 e 24 serão promovidas uma conjunto de ações de rua que visam promover a dinâmica comercial da cidade.

 

Fundão

A terra da cereja vive a época de forma especial e até 6 de janeiro serão várias as atividades a decorrer, como a Casa do Pai Natal, várias casas temáticas, concursos de presépios e de árvores natalícias, Aldeia Natal, Mercado de Natal, Mercado Sustentável, diversas exposições, animação de rua, ateliês, teatro, circo, concertos e sessões de cinema.

O Natal Fundão 2015 procura dinamizar o comércio tradicional e o lema é “Este Natal faço as minhas compras no comércio tradicional”, e visitantes poderão contar com os estabelecimentos comerciais a funcionarem com um horário alargado.

A novidade deste ano é o comboio de Natal que irá percorrer a cidade do Fundão.

 

Belmonte

Belmonte também se enche de luz e este fim-de-semana será especial com o Mercado de Natal cheio de animação, oficinas, tasquinhas, lojinhas e claro o Pai Natal. A vila irá contar com várias atividades com a chegada do Pai Natal ao castelo de Belmonte no dia 19 pelas 10h00, animação de rua, oferta de Brindes e um Comboio Turístico gratuito para os mais pequenos.

A partir do dia 21 seis escritores irão dar a conhecer os seus Contos de Natais favoritos, a começar por Ivo Rocha da Silva no primeiro dia, a 22 de dezembro é a vez de João Morgado, seguido no dia 23 de Daniel Rocha, no dia 26 é a vez de Teresa Correia, a 27 de dezembro Tereza Duarte Reis conta-nos o seu conto e no dia 28 é a vez de Rogélia Proença. Os Contos acontecem às 17hoo.

natal_belmonte

Dar vida à zona histórica de Belmonte é o objetivo do evento, que vai abrir lojas e garagens fechadas, de forma temporária, em conjunto com o comércio local já existente. A ideia é que os visitantes conheçam os produtos típicos e o artesanato regional.

O Mercado de Belmonte pode ser visitado a partir de dia 18 e até dia 30 de dezembro, sendo que estará aberto ao público entre as 10 e as 19 horas, sendo que às sextas e aos sábados fecha às 20 horas.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *