Os cinco Castelos mais belos das Beiras

Já devem ter reparado que na Heartbeat temos uma enorme paixão pelas Beiras, seja pela comida, as suas gentes e paisagens, seja pelas suas terras e património histórico.

Por cá gostamos de histórias, de contar experiências e esperar, com isso, que a vossa curiosidade seja espicaçada ao máximo, ao ponto de reservarem nas vossas agendas um dia ou mais, para visitarem os quadros que vos pintamos com palavras.

Reunimos com o intuito de fazer uma lista com algumas das coisas que mais gostamos na região, mas o rol não parava e tivemos de separar por secções.

Tendo em conta que, por aqui, como disse, gostamos de história, decidimos fazer uma lista dos Castelos mais bonitos cá das Beiras. Não foi fácil a tarefa. Implicou alguma discussão, até porque cada um “puxa a brasa à sua sardinha”, mas no final da demanda lá conseguimos reunir um consenso e, embora com algumas birras pelo meio, fizemos uma pequena lista que contempla cinco Castelos que consideramos serem retirados de contos de fadas, lusitanos claro, os mais belos da região!

A lista para escolha é grande e, considerando que nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu contabilizamos 31 edificações, dessas escolhemos 5.

Compreendemos que a nossa lista possa não reunir consenso entre os nossos leitores, o mesmo aconteceu por aqui, mas tivemos de tomar uma decisão e eis os 5 Castelos que, para a HeartBeat, são os mais belos da região:

 

Castelo de Belmonte

castelo belmonte

Esta é a coroa de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, um castelo medieval com ligações aos Descobrimentos portugueses e ao Brasil já que os seus alcaides pertenciam ao famoso navegador Pedro Álvares Cabral.

Trata-se de um castelo que possui vários estilos arquitectónicos, com traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas que demonstram as “aventuras” que viveu.

No alto dos seus 650 metros, este castelo vigia a vila e as terras circundantes, com vistas para a Serra da Estrela. Este Castelo está bastante bem conservado e é utilizado para vários eventos, tendo sido construído, no seu interior, um anfiteatro.

 

Castelo de Trancoso

castelo trancoso22

Do alto do seu planalto surge como um soldado protetor da nação.

Em Trancoso é rei e senhor. Lutou estoicamente ao lado dos cristãos contra os muçulmanos pela manutenção das fronteiras da nação. Aqui D. Dinis recebeu por esposa D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa.

Um castelo de estilos românico e gótico, os seus muros são reforçados por cinco torres. É um ponto de referencia turística nas Beiras. Aqui podemos ter uma ideia das batalhas que decorreram na região em tempos idos.

 

Castelo do Sabugal

castelo sabugal2

Este é um dos mais emblemáticos Castelos da região. Conhecido, também, como o Castelo das Cinco Quinas devido ao formato incomum da sua Torre de Menagem.

Domina a povoação e controlava a travessia do rio Côa.

Foi cárcere do poeta Brás Garcia de Mascarenha, célebre pelas suas aventuras.

Aquartelou as tropas inglesas que combateram napoleão. Sofreu as vicissitudes da história, mas hoje ergue-se imponente e é um dos ex-libris da região.

 

Castelo de Sortelha

sortelha11

Numa pequena povoação onde a imaginação é convidada a fluir sem limites encontramos um Castelo que convida a sonhar.

No alto do seu monte vigia as terras que se estendem a seus pés, tão bem entrosado na paisagem e na arquitetura da aldeia que parece ter sido forjado pela própria natureza.

Aqui o mundo estende-se ao nosso olhar e as suas muralhas envolvem a aldeia num abraço protetor.

 

Castelo de Penedono

castelo penedono1

Em Penedono, Distrito de Viseu, encontramos uma pérola medieval que parece saído de um conto de fadas.

Em posição dominante sobre a povoação, este pequeno castelo foi forte e residência senhorial.

Pequeno em estatura mas enorme na capacidade de nos fazer sonhar. A maior atração deste castelo são as vistas que proporcionam do alto dos seus 930 metros em relação ao nível do mar.

Seja qual for o Castelo que prefere, não deixe de o visitar de vez em quando. Leve a família e se tem filhos pequenos aproveite para viver pequenas aventuras recriando batalhas e salvando princesas!

 

Fotografias: Luis Morgado, Espirito viajante, pelaestradafora-maria,  Aldeias Históricas de Portugal.

5 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *