Gordon Ramsey com Dão na Carta

Os vinhos do Dão estão, cada vez mais, a dar que falar e não é apenas em terras lusas que começam a destacar-se, seja pelos prémios, seja pelas diversas atividades promocionais que se têm realizado em torno da marca Vinhos do Dão.

A última proeza, ou reconhecimento de qualidade superior, vem de Londres com um dos Restaurantes mais afamados do mundo, propriedade do mundialmente conhecido Chef Gordon Ramsay, a adicionar um vinho do da Região Demarcada do Dão à sua carta de vinhos.

O Ribeiro Santo Branco 2014, da Magnum Vinhos – Carlos Lucas, foi o eleito para figurar nesta altamente selecionada carta de vinhos do Gordon Ramsey Restaurant, um ícone do panorama gastronómico mundial, galardoado com 3 estrelas Michelin.

Este é um dos mais exclusivos restaurantes do mundo, com capacidade para 45 pessoas, com o sommellier do ano no Reino Unido, Jan Konetzki, a selecionar este exemplar do que de melhor se produz na Região Demarcada do Dão e em Portugal para harmonização no Restaurant Gordon Ramsay.

A Magnum Vinhos – Carlos Lucas, situada em Oliveira do Conde em Carregal do Sal, nasce em 2011 pelas mãos de Carlos Lucas, Carlos Rodrigues e Lúcia Freitas, três enólogos com uma vasta experiência no que toca a vinhos da Região Demarcada do Dão. Com provas dadas na empresa Dão Sul, uma das maiores empresas de vinho de Portugal, onde participaram no design de alguns dos melhores vinhos desta marca.

Juntaram-se os três e pegaram na Quinta do Ribeiro Santo, propriedade de Carlos Lucas, e nos vinhos Baton (que pode adquirir através do nosso site na secção de shop), de Lúcia Freitas, do Douro, e lançam as bases da Magnum Vinhos acrescentando, também, uma Quinta no Alentejo.

Conquistam em 2014 a distinção máxima da agricultura: o prémio de agricultor do ano, atribuído pelo Ministério da Agricultura de Portugal.

magnum proprietarios

A intenção deste projeto é mostrar o que de melhor cada uma das regiões onde trabalham tem, através de vinhos que respeitam o terroir, a tradição e as castas portuguesas.

Cada garrafa produzida conta uma história e cada vinho reflete a paixão, o trabalho, as emoções e a dedicação nele colocada.

O vinho Ribeiro Santo Branco 2014 é de cor pálida, com aromas citrinos e a flores do campo.

Na boca é um vinho com acidez limonada contendo uma boa presença e citrina, ainda delicados aromas florais com notas tropicais e um leve travo a baunilha.

magnum garrafa

O Enólogo responsável é Carlos Lucas.

Quanto à vindima, a mesma decorreu na segunda semana de Setembro.

As uvas foram vindimadas manualmente, para pequenas caixas de 18kg, de acordo com uma seleção criteriosa das melhores uvas na vinha.

As uvas foram totalmente desengaçadas e imediatamente prensadas.

O mosto resultante passou para um pequeno depósito inox, onde decantou a baixa temperatura durante 48h.

O mosto limpo fermentou com leveduras indígenas a uma temperatura controlada para preservação de todos os aromas.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *