CISE, O Centro que interpreta a Serra

A Serra da Estrela é rica em património natural, uma biosfera única que vale a pena estudar e preservar.

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela é uma estrutura do Município de Seia, orientada para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a educação ambiental e a valorização do património ambiental da Serra da Estrela.

A missão do CISE é sintetizar e divulgar conhecimentos sobre os processos naturais, sociais e económicos que condicionam a vida na Serra da Estrela e com dois hectares de espaço verde.

O CISE é um local privilegiado para partir à descoberta desta montanha possuindo, ainda, um conjunto de estruturas e equipamentos multivalentes de características únicas para a educação e divulgação ambientais, a investigação e a promoção turísticas.

No CISE os visitantes têm acesso a várias valências como a Sala Espaço Território onde se encontra a exposição permanente, que aborda diversas áreas do conhecimento e integra aspetos científicos, didáticos e lúdicos relacionados com o planeta, a região centro de Portugal e, claro, à Serra da Estrela.

cise1

Na Sala Património e Natureza os visitantes podem ver exposições temporárias como a que decorre neste momento, dedicada à Serra da Estrela, intitulada “A Serra a Três Dimensões”, onde podemos apreciar modelos à escala das diferentes formações geológicas da montanha.

Outro dos espaços do CISE é a Sala Gentes e Lugares, um espaço dedicado à apresentação de exposições temporárias em que se evidenciam as práticas e usos tradicionais das comunidades que habitam na região.

O CISE é, igualmente, um espaço que reúne informação valiosa como é o caso do Centro de Documentação onde está armazenada informação de carácter científico, lúdico e pedagógico, relativa à área do ambiente.

Há ainda duas oficinas, a de ambiente e a de herbário. O CISE dispõe também de um Banco de Sementes e Laboratório da Natureza assim como uma Fototeca, onde estão reunidos alguns suportes fotográficos, paisagísticos, do património edificado, do quotidiano e das gentes de Seia.

São várias as atividades que decorrem no CISE, desde exposições, seminários, cursos de formação e visitas de interpretação ambiental. Por exemplo, nos próximos dias 3 e 4 de outubro estão previstas duas saídas de campo para Observação de Aves, numa atividade integrada no fim-de-semana Europeu de Observação de Aves 2015. Para dezembro, nos dias 12 e 13 terá lugar o Encontro sobre Biodiversidade e Conservação de invertebrados em Portugal.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *