Fotografia, a diversidade por trás da lente

Já são conhecidos os vencedores do concurso de fotografia promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos da Guarda.

O concurso, intitulado “Transversalidades 2015. Fotografia sem Fronteiras” contou com mais de 1700 fotografias numa competição internacional que recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial, privilegiando o valor estético, documental e pedagógico da imagem a fim de promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais e promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além-fronteiras.

As fotografias premiadas e outras imagens que venham a ser selecionadas vão figurar num catálogo e numa Exposição a ter lugar em novembro na Guarda onde estão sedeadas as instalações do CEI – Centro de estudos Ibéricos.

A este concurso chegaram cerca de 1700 fotografias tendo sido reunidas pelo Júri, composto por Rui Jacinto, Lúcio Cunha, Valentín Cabero, Henrique Cayatte, Gonçalo Rosa da Silva, Susana Paiva, Jorge Pena, Santiago Santos e Victorino García.

Durante dois dias o júri selecionou 20 dessas fotografias que chegaram de Portugal, Espanha e Brasil, tendo em conta o seu valor estético, pertinência e adequação aos temas do Concurso.

Este concurso engloba 4 áreas, sendo a primeira dedicada à temática das Paisagens, biodiversidade e património cultural, uma outra dedicada aos Espaços Rurais, povoamento e processos migratórios, a terceira temática está relacionada com a Cidade e processos de urbanização e o quarto tema é dedicado à Cultura e sociedade: diversidade cultural e social. Há ainda espaço para se premiar o melhor portefólio, tendo o Júri selecionado o de Javier Arcenillas de Madrid.

portfolio

O vencedor do Tema 1 (Paisagens, biodiversidade e património cultural) foi Ary Attab Filho do Brasil com Menção Honrosa para fotografias de João Pedro Costa de Portugal e Asier Gogortza de Espanha.

tema 1

(Lençóis I)

No Tema 2 (Espaços Rurais, povoamento e processos migratórios) a vencedora foi a fotografia da espanhola Susana Girón com menção Honrosa para Ricardo Catarro de Portugal, Rocío Garrido Martín de Espanha e Nuno André Ferreira de Portugal.

tema 2

 

(Cañada Real)

A Terceira temática (Cidade e processos de urbanização) teve como vencedor António Alves Tedim de Portugal e Menções Honrosas para António da Costa de Portugal, Jonthan Carvajal da Colombia e Miguel Louro Costa de Portugal.

tema 3

(Metades)

O Tema 4 (Cultura e sociedade: diversidade cultural e social) teve um vencedor português, Tiago Lopes Fernández com menções honrosas para Arturo López Illana e José María Calonge, ambos de Espanha.

tema 4

(Rituais Maia #5)

As fotografias aqui colocadas foram retiradas do site do CEI que pode consultar em www.cei.pt, aproveite para conhecer as outras fotografias que mereceram destaque neste concurso.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *