Namorar no Palácio dos Melos em Viseu

Não é preciso estar em fevereiro para celebrar o amor. No verão também não é obrigatório ir para as praias.

Porque não pegar na sua cara metade e viajar até Viseu? Para esta fuga a dois sugiro um espaço, no mínimo, sui generis. Carregado de história e instalado numa das zonas históricas de Viseu, de braço dado com uma das suas cinco portas, encontramos, alto, alvo e luminoso o Palácio dos Melos, hoje, Hotel de charme, onde os seus hóspedes podem desfrutar de vários luxos, um deles o conforto.

O Palácio dos Melos tem a sua origem perdida nas memórias do próprio tempo, tendo sido alvo de diversas remodelações ao longo dos anos. Consta que a sua génese será anterior à muralha em que se integra e que fechava a cidade de Viriato no séc. XV.

A Porta do Soar junto ao Palácio serve de acesso ao jardim oposto ao Hotel, onde encontramos a Capela da Nossa Senhora dos Remédios cuja construção remonta a meados do séc. XVIII. Consta que foi por estes lados que se situou o Paço do Infante D. Henrique, que dirigia a partir deste Solar os seus domínios. Muitas estórias e Histórias fazem parte do legado deste edifício que foi, entretanto, transformado em Hotel para podermos gozar das suas características arquitectónicas perfeitamente preservadas. A este edifício foi anexada uma nova ala, conjugando, assim, duas linhagens que criam um contraste apelativo tanto para os que gostam de se encontrar com o passado como para aqueles que preferem elementos mais modernos.

Quando pensamos em Palácio, a ideia que que surge ao pensamento é a de que se trata de um espaço velho.

E se não for velho, imaginamos que seja escuro, bolorento, húmido ou então, adaptado para gente, digamos, de mais idade. Ora pois não podíamos estar mais enganados! O Hotel Palácio dos Melos é, de facto, um Palácio. Tem na sua decoração diversos elementos que nos lembram o local onde estamos, até porque o grupo Visabeira, que detém este espaço, preserva muito a essência dos edifícios onde possui unidades Hoteleiras e este palácio não podia ser diferente. Quando entrámos encontrámos uma perfeita harmonia entre elementos antigos conjugados com apontamentos modernos. A meu ver torna-se pitoresco, no bom sentido claro, o que o torna, deveras, charmoso!

sala estar

Porque acho que este é um espaço para ser apreciado a dois? Precisamente por ser um Palácio, cheio de pormenores dignos da realeza, de príncipes e princesas, reis e rainhas. Falo de quartos luminosos, com apontamentos cor de fogo que os tornam sumptuosos e falo de camas de dossel! Daquelas que esperamos ver num quarto digno da realeza, mas sem parecerem perdidos no tempo, e muito confortáveis e, claro está, românticos.

quarto deluxe

O restaurante do Hotel é tão charmoso como o resto, luminoso e com apontamentos de requinte que nos prendem o olhar até o mesmo ser desviado pelos aromas hipnotizantes das refeições.

Aberto a grupos mediante marcação, aqui encontramos uma ementa internacional, sugestões regionais e uma seleção de vinhos de eleição. O primor de um verdadeiro banquete. Depois de jantar o melhor mesmo é ir até ao bar, aqui encontrámos o local ideal para namorar acompanhados por um cocktail. Com acesso ao topo da muralha que abraça este Hotel, podemos apreciar as românticas namoradeiras enquanto o olhar se deslumbra com a paisagem da envolvente histórica da cidade.

03 Restaurante

Viseu é uma cidade charmosa, com um noite diferenciada. No verão pode sempre aproveitar para participar nos vários eventos que animam a cidade, como a Feira de S. Mateus que decorre durante o mês de agosto.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *