Sai uma Chouriça de cereja!

Ele há pastéis de cereja. Tartes de cereja. Compotas, bombons, doces e até sabonetes à base deste fruto.

No entanto, a criatividade gastronómica em torno deste fruto é, pelo que se tem vindo a demonstrar, infinita e eclética, não se cingindo apenas a doces, mas ultrapassando a barreira e indo de encontro com a proteína. E dizem vocês: “não é estranho juntar cerejas com carne”. Pois, de facto não é, a utilização de fruta como acompanhamento em pratos de carne não é novidade e é uma delicia, mas e se lhe disser que a cereja está a ser utilizada para fazer um enchido, a conversa muda de figura, a sobrancelha levanta-se e soltamos um estanho “hã?!” que depois de degustada se transforma em “huumm” seguido de um “yham, yham!”.
Pois é, foi apresentada uma variedade de enchidos feitos com cereja, na Feira da Cereja na freguesia de Ferro na Covilhã.

São farinheirinhas, morcelinhas, alheirinha e chouricinhas, ou chouriça, diminutivos que demonstram o carinho nutrido pelo seu criador em relação ao fruto. Este novo produto nasceu de um desafio lançado pelo Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Ferro a João Ferreira, produtor de enchidos artesanais, que aceitou o desafio e, depois de muitas experiências, encontrou a formula perfeita para os seus enchidos, ou enchidinhos.
Os enchidos de cereja vêm rivalizar com outros produtos à base de cereja feitos na região e já tem encomendas de França. Os promotores desta nova iguaria acreditam que, em breve, os seus enchidinhos serão tão famosos quanto os Pastéis de cereja. Resta-nos ir até à Vila de Ferro e cortar umas rodelinhas de algum desses enchidos!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *