Street Art está de volta a Viseu

Inserido no Tons da Primavera que decorre em Viseu de 18 a 21 de Maio, o Festival de Street Art regressa para encher de cor e arte a cidade de Viriato.

Serão 10 as novas paisagens artísticas na cidade assinadas por diversos artistas desta área.

Quatro coletivos de artistas e seis outros criadores realizarão “10 novas paisagens artísticas na cidade vinhateira do Dão e na cidade-jardim”.

DRAW é o curador artístico do Festival. Draw é o autor da mais icónica pintura mural do centro histórico de Viseu e é um dos “Embaixadores de Viseu”.

Este ano, pela primeira vez e de forma inédita no país, o Street Art dará lugar à arte pública em espaço rural.

Cinco quintas — Chão de São Francisco, Falorca, Turquide, Vinha Reis e Pedra Cancela — abrirão portas para receber criações de pintura mural e, no caso de Vinha Reis, de instalação.

Foram acrescentadas novas paisagens e tópicos de descoberta aos territórios ruraism ai mesmo tempo em que a arte pública foi desafiada a resolver algumas dissonâncias arquitetónicas.

Mas não serão apenas as quintas vinhateiras o destino do Festival deste ano, também as escolas irão abrir as suas portas à Street Art.

As escolas básicas de São João de Lourosa, Silgueiros, João de Barros e Ribeira e a APPACDM de Viseu receberão intervenções artísticas, uma das quais será dedicada à figura histórica, visionária e mítica do capitão Almeida Moreira.

O homem que inaugurou a “modernidade” da cidade, fundador do Museu Grão Vasco, reformador da Feira de São Mateus, autarca, colecionador e mecenas de artes, terá na Escola da Ribeira um “emblema” a céu aberto.

Já ADD FUEL tem em mãos o desafio de uma criação que valorize, na escola de São João de Lourosa, as paisagens de azulejo da “cidade-jardim”.

Mas não é apenas de murais e instalações que se faz este Festival. O Tons de Primavera proporcionará ainda oficinas de serigrafia e impressão a alunos das escolas.

O Festival de Street Art, inserido no Tons de Primavera de Viseu tem vindo a conquistar um lugar de destaque no panorama artístico nacional, contando com grandes nomes da cena artística, abrindo o seu leque de convidados e encarando novos contextos para a criação.

Passear por Viseu é um deleite para os olhos dos turistas aficionados pela arte. Entre 2015 e 2016, o Festival de Street Art de Viseu criou um roteiro de 18 pinturas murais na cidade, assinadas por 16 artistas e coletivos.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *