Street Art está de volta a Viseu

Inserido no Tons da Primavera que decorre em Viseu de 18 a 21 de Maio, o Festival de Street Art regressa para encher de cor e arte a cidade de Viriato.

Serão 10 as novas paisagens artísticas na cidade assinadas por diversos artistas desta área.

Quatro coletivos de artistas e seis outros criadores realizarão “10 novas paisagens artísticas na cidade vinhateira do Dão e na cidade-jardim”.

DRAW é o curador artístico do Festival. Draw é o autor da mais icónica pintura mural do centro histórico de Viseu e é um dos “Embaixadores de Viseu”.

Este ano, pela primeira vez e de forma inédita no país, o Street Art dará lugar à arte pública em espaço rural.

Cinco quintas — Chão de São Francisco, Falorca, Turquide, Vinha Reis e Pedra Cancela — abrirão portas para receber criações de pintura mural e, no caso de Vinha Reis, de instalação.

Foram acrescentadas novas paisagens e tópicos de descoberta aos territórios ruraism ai mesmo tempo em que a arte pública foi desafiada a resolver algumas dissonâncias arquitetónicas.

Mas não serão apenas as quintas vinhateiras o destino do Festival deste ano, também as escolas irão abrir as suas portas à Street Art.

As escolas básicas de São João de Lourosa, Silgueiros, João de Barros e Ribeira e a APPACDM de Viseu receberão intervenções artísticas, uma das quais será dedicada à figura histórica, visionária e mítica do capitão Almeida Moreira.

O homem que inaugurou a “modernidade” da cidade, fundador do Museu Grão Vasco, reformador da Feira de São Mateus, autarca, colecionador e mecenas de artes, terá na Escola da Ribeira um “emblema” a céu aberto.

Já ADD FUEL tem em mãos o desafio de uma criação que valorize, na escola de São João de Lourosa, as paisagens de azulejo da “cidade-jardim”.

Mas não é apenas de murais e instalações que se faz este Festival. O Tons de Primavera proporcionará ainda oficinas de serigrafia e impressão a alunos das escolas.

O Festival de Street Art, inserido no Tons de Primavera de Viseu tem vindo a conquistar um lugar de destaque no panorama artístico nacional, contando com grandes nomes da cena artística, abrindo o seu leque de convidados e encarando novos contextos para a criação.

Passear por Viseu é um deleite para os olhos dos turistas aficionados pela arte. Entre 2015 e 2016, o Festival de Street Art de Viseu criou um roteiro de 18 pinturas murais na cidade, assinadas por 16 artistas e coletivos.

18 replies
  1. Phone Tracker Free says:

    You can use parent management software to guide and supervise children’s behavior on the Internet. With the help of the following 10 smartest parent management software, you can track your child’s call history, browsing history, dangerous content access, apps they install, etc.

  2. Track phone says:

    Mobile Phone Monitoring App – hidden tracking app that secretly records location, SMS, call audio, WhatsApp, Facebook, Viber, camera, internet activity. Monitor everything that happens in mobile phone, and track phone anytime, anywhere.

  3. sklep online says:

    Wow, marvelous blog layout! How long have you ever been blogging for?
    you make blogging look easy. The full glance of your website is magnificent, let
    alone the content material! You can see similar here
    sklep online

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *