Qual o seu Trail para 2017?

É habitual que no inicio de cada ano façamos planos para os 365 dias que se seguem. Traçamos objetivos e elevamos aspirações, enchemo-nos de coragem e fazemos promessas que queremos cumprir.

Muitas das promessas relacionam-se com a nossa condição física. Queremos ser mais saudáveis e por isso procuramos novos desafios. Há um que se tornou num vicio para muitos: o Trail.

O Trail é uma corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade que poderão variar consoante os terrenos: montanha, planície etc. É uma experiência que gera emoções bastante positivas e uma sensação de equilíbrio entre corpo e a natureza. Torna-se um vicio e quem participa num, não consegue ficar sem participar noutro, ou aumentar o grau de dificuldade, superando os seus próprios limites.

Na região centro existem várias provas de Trail ou apenas para caminhadas, com várias rotas a percorrerem toda a região e que proporcionam oportunidades fantásticas de conhecer as terras e as gentes de uma forma próxima e genuína.

 

Piódão Trail Running

1 de Abril de 2017

Esta é a primeira prova de Trail de 2017 na região. Para os que gostam de desporto mas não têm vontade, ou não estão preparados para uma prova mais exigente, existe a modalidade de 15km que poderá ser feita a correr ou a andar, segue-se a prova de 25km e a de 50km. Esta é  uma prova que conta para o Campeonato Nacional Ultra Trail e para o Nacional Trail.

Correr nesta região é desafiante muito por causa da altitude.

No Piódão Trail a prova de 50km terá um acumulado positivo de 2818 metros, com um negativo de 2816, o desnível acumulado será de 5634 metros. A elevação mínima será de 473 metros e a máxima de 1375. Esta prova (50km) começa no centro da Aldeia e passará por Chã D’Égua, Malhada Chã, Covanca, Fórnea, Penedos Altos, Colcurinho e Foz D’Égua. Já na prova de 25km o percurso levará os atletas a passarem por Chã D’Égua, Malhada Chã e Penedos Altos.

Outra das dificuldades associada a este Trail está relacionada com as condições climatéricas que em Abril apresentam o enorme desafio aos atletas.

Mais informações em www.ultrapiodao.com

 

Estrela Grande Trail

19 a 21 de maio de 2017

Dura. Muito Dura esta prova. Uma prova que conta para a qualificação do Ultra Trail Mont Blanc.são 109 km de dor, suor, lagrimas e adrenalina.

O Estrela Grande Trail é uma prova que se desenrola na montanha mais alta de Portugal continental e que arranca em Manteigas, passando por algumas das mais belas paisagens da Serra. A prova principal tem 109 km, mas há outras para os menos audazes, como a Estrela Orion Belt, que percorre trilhos que se fundem com a história de Portugal, trilhos por onde Viriato de forma heroica combatei. Há ainda o Estrela Taurus, com 26 km, e o Estrela Ursa Minor, com 15km. O denominador comum está na beleza das paisagens, que aliada ao desafio se torna numa prova viciante!

Esta é uma prova que atrai atletas nacionais e internacionais pelo desafio que apresenta.

Este é um Trail que se baseia em ética e valores fundamentais partilhados por todos os corredores, parceiros, voluntários e organizadores: Ecorresponsabilidade, Responsabilidade Social e solidariedade, possuindo ainda uma vertente ética muito vincada que deverá ser respeitada por todos os participantes.

Mais informações e inscrições em www.estrelagrandetrail.pt.

 

Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela

9 a 11 de Junho

De loucos! Tremendamente difícil e desafiante! A prova maior tem 160km!

Desenvolve-se em percursos com a utilização de veredas, trilhos florestais, caminhos rurais, carreiros e trilhos pedestres. Realizando-se o itinerário a pé e no menor tempo possível.

Este evento tem como objetivo conjugar o espírito de aventura na natureza, o turismo e o desporto. Será constituído por 5 distâncias: K160+, K100+, K70+, K40+, K20+ (O sinal de + significa que a distância poderá ter mais quilómetros. As distâncias são aproximadas e poderão variar para mais.)

A prova arranca de Seia e irá percorrer alguns dos pontos mais icónicos da Serra da Estrela. Uma prova dura, feita para duros.

Mais informações em www.ohmeudeus.com

 

Estrela Açor Ultra Trail

6 de outubro de 2017

Fotografia: Pedro Coelho

Uma corrida, duas serras. Um percurso máximo de mais de 180km com um acumulado de 7435m. Há ainda a prova de 100km, 42 km, 22km e 15km (esta pode ser feita a correr ou a andar).

Os percursos de 180km, 42km e 22km, são circulares, todas com inicio e fim em Linhares da Beira. A prova de 15km tem inicio em Folgosinho.

Ainda não há muita informação disponível em relação à prova deste ano, mas pode ir consultando o site em www.ultraestrelacor.com

 

Território Circuito Centro 2017 – Proença-a-Nova

Para os amantes das caminhadas a Horizontes vai realizar um conjunto de eventos, turístico/desportivos de pedestrianismo, constituído por 4 etapas em 4 localidades diferentes a realizar-se nos primeiros 4 meses do ano de 2017. Este evento tem como a objetivo conjugar o espírito de aventura na natureza, o turismo e o desporto.

A primeira etapa começa já este fim-de-semana, no dia 14, em Proença-a-Nova, com duas provas competitivas, um Trail Curto com 20 km+ (26,520 metros) e um Ultra Trail 40km+ (47,072).

A segunda etapa terá lugar no dia 11 de fevereiro em Vila Velha de Ródão e conta, igualmente com duas provas, uma 20+ e outra 40+.

A 11 de março acontece a terceira etapa em Vila de Rei, também com duas provas competitivas.

A última etapa decorre em Castelo Branco a 8 de abril, nos mesmos moldes que as anteriores.

O Território Circuito Centro terá uma classificação geral para premiar no final os atletas mais regulares. A pontuação, por evento, distinguirá os vencedores (1º, 2º e 3º lugar) do Território nas 2 distâncias: Ultra Trail e Trail Curto.

Mais informações em www.territoriocc.com

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *