Smart Rural no Fundão

Vem aí o Smart Rural! O que é?

É mais ou menos o conceito de Smart City, mas aplicado ao mundo rural. No caso do que vai ser implementado no Fundão, e uma vez que será aplicado em ambiente rural, será um Centro de Demonstração e Experimentação destinado a empresas que visem desenvolver soluções no âmbito da internet para a componente agrícola. Este centro vai ser instalado já a partir de janeiro no terreno do Seminário do Fundão. Trata-se de uma propriedade com cerca de 20 hectares e que será disponibilizada às empresas ligadas à internet das coisas e robótica para que aí possam desenvolver a sua atividade, neste caso, aplicada ao meio rural e agrícola.

Ainda não é fácil definir o conceito de Smart City. Os seus princípios passam pela modernização e implementação de sistemas de informação e tecnologia que facilitem a comunicação entre diversos dispositivos facilitando a vivência em cidade. Este principio pode ser aplicado ao mundo rural. É isso que se pretende no Fundão um concelho com uma forte atividade nos sectores agrícola e agroalimentar, sendo que este Centro será importante para o desenvolvimento destas áreas, bem como para a continuidade da estratégia de atração de empresas de novas tecnologias que o município tem vindo a seguir.

A intenção passa, também, por atrair mais empresas, nomeadamente Startups que estejam a apostar em soluções tecnológicas oferecendo-lhes espaço em troca de conhecimento.

A estratégia para este o Smart Rural passa por estabelecer contactos para dar a conhecer este projeto às empresas nacionais e internacionais, sendo que o feedback atual é já bastante positivo.

São vários os projetos que podem ser desenvolvidos no âmbito do Smart Rural e que nos ajudam a perceber o que é este Centro de Demonstração e Experimentação, como por exemplo, uma empresa que esteja a desenvolver um sistema de rega inteligente para pomares ou a criar sensores para a detecção de pragas ou até mesmo uma nova geração de máquinas agrícolas para a mecanização de apanha de frutos.

A verdade é que são muitos os projetos que podem ser potenciados neste centro, levando ao desenvolvimento do meio rural e do Fundão!

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *