O Ski para todos na Serra da Estrela

É inevitável não associarmos a Serra da Estrela à neve.

Na HeartBeat adoramos neve e poucas serão as pessoas que por aqui vivem que não gostam e aquelas que não têm o privilégio de viver na região nutrem um fascínio tremendo por esse fenómeno que o frio traz à Serra da Estrela.

Quem por cá vive há muitos anos lembra-se dos grandes nevões que duravam dias, esses já não existem com tanta frequência (praticamente não existem, contando-se pelos dedos de uma mão as vezes em que neva, e que derrete passadas umas horas, em cotas mais baixas). Subindo até cotas mais altas a neve existe durante uns meses, poucos é verdade, mas ela lá vai aparecendo no final do outono e durante o inverno.

ski1

A prática de desportos de neve ainda não se encontra muito consolidada no nosso país, precisamente porque já não neva muito, mas existe e tem muitos aficionados.

A neve é uma daquelas coisas que torna a Serra da Estrela especial e a avaliar pelo número de turistas que sobem à torre no Inverno, parece que é mesmo algo que os portugueses gostam. Há que começar pelas gerações mais novas e incentivar o gosto por outros desportos além do futebol, e a neve, com o fascínio que exerce, é algo que pode tornar-se numa séria paixão, que o diga quem já não consegue viver um inverno sem pegar nos skis ou na prancha de snowboard!

Esta semana descobrimos um projeto muito interessante, o Ski 4 All, que conta com a chancela da Pizza-Hut (juntar uma pizza quentinha com a neve parece-me um casamento maravilhoso), e que corre o sério risco de transformar as gerações mais novas em futuros verdadeiros aficionados pelos desportos de inverno, neste caso, pelo ski.

ski2

O Pizza Hut Ski4all é um programa realizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal e tem como objetivo introduzir aos Desportos de Inverno crianças, do 1º, 2º e 3º ciclos de ensino, de escolas de todo o país!

Trata-se de uma atividade realizada ao abrigo do programa “Desporto para todos”, que tem como missão a promoção e desenvolvimento desportivo, a educação para e pelo desporto e a promoção da Saúde.

Este ano o programa entra na sua terceira edição, sendo que nas edições anteriores cerca de 2000 crianças, tiveram a oportunidade de participar no projeto, e este ano está previsto apresentar 1500 crianças ao ski e ao snowboard.

ski5

Podem inscrever-se no projeto as escolas do 1º, 2º e 3º ciclos de ensino de todo o País, através de um professor responsável, num mínimo de 40 crianças por escola e num máximo de 50. Para participar basta descarregar os documentos disponíveis na página do programa, preencher devidamente os campos e enviar por email para a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, depois é aguardar o contacto e agendar a atividade em função da disponibilidade.

Neste momento 27 das 32 vagas já estão preenchidas, estando já inscritas crianças de 25 escolas de 12 concelhos, na sua maioria da corda da Serra da Estrela.

Este programa está em funcionamento até dia 15 de janeiro (Dia Mundial da Neve), em dias úteis, e as aulas serão dadas numa superfície sintética que imita a sensação de deslize na neve, até porque ainda não há neve na Serra da Estrela, com a vantagem que não é necessário utilizar roupa adequada à neve, um fato de treino serve perfeitamente. Para esta edição estão previstos 32 dias de aulas, que decorrerão, então, na pista sintética do Ski Parque, em Sameiro, Manteigas.

ski3

Este ano será ainda promovida uma competição entre os participantes e os vencedores ganharão uma vaga no Brincar na Neve, um projeto para crianças que representa uma abordagem mais séria ao ski e ao snowboard.

A participação na atividade tem o custo simbólico de 1€ por criança, sendo que a totalidade do valor angariado reverterá para uma instituição de caris social. Nas edições anteriores foram entregues 2200 Euros entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação “Mundo da Carolina”. Em 2016 não será diferente, sendo a totalidade do valor angariado doado a uma instituição/organização a anunciar brevemente

Fotogafia: Ski4all

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *