Guarda Weather Summit

A cidade da Guarda é conhecida pelo rigor do seu clima. É a cidade mais alta do país e grande parte do ano está sujeita a temperaturas mais frias.

Por aqui a temperatura baixa é uma condição à qual nos temos de habituar e, eventualmente, acabaremos por apreciar (pelo menos alguns).

O clima assume grande relevância quando se vive em terras altas e por isso faz todo o sentido que haja um congresso dedicado ao Clima aqui pela Guarda.

O Guarda Weather Summit, Da Cidade mais Alta até ao Himalaia, irá decorrer no dia 26 de novembro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Neste Congresso irão reunir-se alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do alpinismo mundial, contando, ainda, com uma palestra sobre a meteorologia nos Himalaias, orientada por Vítor Baía, um meteorologista auto-didata, bem conhecido na região pelas suas previsões meteorológicas relativas à Serra da Estrela, mas também reconhecido na comunidade alpinista nacional e internacional pelas suas previsões no que respeita ao clima em alguns dos picos mais procurados a nível mundial.

No Guarda Weather Summit haverá Palestras sobre a conquista das montanhas mais altas do mundo pelos melhores alpinistas que usam as previsões meteorológicas elaboradas a partir da Guarda pelo Vítor Baía.

A Guarda irá receber então, no dia 26 de novembro, alguns dos melhores alpinistas da atualidade, com palestras pelo português João Garcia, 10º alpinista do mundo a conquistar 14 cumes com mais de 8000 metros sem recorrer ao uso de oxigénio suplementar. Ainda Ivan Vallejo, do Equador, 8º alpinista do mundo a conquistar 14 cumes com mais de 8000 metros de altitude, sem uso de oxigénio suplementar. Mário Panzeri, de Itália, 13º alpinista a conquistar os 14 cumes com mais de 8000 mteros, também sem recurso a oxigénio suplementar, Carlos Sória de Espanha, alpinista com 77 anos de idade e que continua a conquistar montanhas com mais de 8000 metros, estando a duas de completar os 14 cumes. Para finalizar, iremos ainda ter a oportunidade de assistir à palestra da Espanhola Edurne Pasaban, a primeira mulher a conquistar 14 cumes com mais de 8000 metros.

Esta será uma oportunidade única para perceber as motivações que levam os alpinistas a quererem chegar cada vez mais alto, e também de ficar a conhecer as nuances da previsão meteorológica extrema, que é a de fazer cartas para estes alpinistas que trepam aos tetos do mundo.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *