Transversalidades, conheça os vencedores

Em março passado o Centro de estudos Ibéricos convidou os aficionados pela fotografia a participarem no Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras.

O Transversalidades tem como objetivo a promoção da cooperação territorial, aproveitando o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais.

Este concurso procura, ainda, promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes.

O Tranversalidades decorreu entre 11 de março e 31 de maio e o júri já deu a conhecer os vencedores da edição deste ano que bateu records, com cerca de 700 candidaturas vindas de mais de 30 países.

Neste concurso 40% dos concorrentes tinha menos de 30 anos, com elevada participação de profissionais (fotógrafos, fotojornalistas, jornalistas, designers e ligados às artes, etc.).

O Transversalidades deste ano, graças à sua elevada participação tornou-se uma mostra eclética representativa dos múltiplos olhares sobre o mundo, as pessoas e a paisagem dos diferentes continentes, demonstrando a riqueza e a diversidade natural, humana e cultural do planeta.

O júri teve a difícil tarefa de selecionar entre as mais de 3500 imagens a concurso, 38 fotografias catalogadas entre Melhor Portfólio, Melhor Portefólio temático e Menções Honrosas repartidas pelos vários temas do Concurso.

 

 

Premiados

Melhor Portfólio (Vencedor absoluto)

transversalidade_portfolio-vencedor
Arturo López Illana (Madrid, Espanha).

 

Tema 1- Património natural, paisagens e biodiversidade

tranversalidades tema 1
Melhor Portfólio: João Pedro Costa (Portimão, Portugal).

Menções Honrosas: Julio Castro Pardo (Corunha, Espanha); Nima (Teerão, Irão).

 

Tema 2 – Espaços rurais, agricultura e povoamento

transversalidades-tema-2
Melhor Portfólio: Teo Liak Song (Johor Bahru, Malásia).

Menções Honrosas: Amitava Chandra (Kolkata, Índia).

 

Tema 3 – Cidade e processos de urbanização

transversalidades-tema-3
Melhor Portfólio:  Luz (Madrid, Espanha).

Menções Honrosas: Carlos Costa (Vila Nova Gaia, Portugal); João Antonio Benitz Rangel dos Santos (Brasília, Brasil); Rodolfo Gil (Lisboa, Portugal); Leonardo (Recife, Brasil); Wong Chi Keung (Hong Kong, China).

 

Tema 4 – Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social

transversalidades-tema-4
Melhor Portfólio: Arez Ghaderi (Sanandaj, Irão).

Menções Honrosas: Amadeo Velázquez Riveros (Asunción, Paraguai); Andrés Juárez (México, México); Miguel Louro Costa (Cascais, Portugal); Miguel Mesquita (Coimbra, Portugal).

Conheça os trabalhos em http://www.cei.pt/transversalidades/2016.htm#portfolio

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *