Uma Feira para beber o Dão

Preparem a curiosidade e abram as vossas papilas gustativas! Portugal é mais que vinho do Porto ou do Alentejo, mais que vinho verde e da Madeira.

Há novos e surpreendentes néctares a insurgirem-se no mercado, de forma muito positiva, diga-se, arrancando largos elogios da critica nacional e internacional que vê neles uma lufada de ar fresco no universo vínico.

Os vinhos da Região Demarcada do Dão estão a “sair da casca” e começam a conquistar um lugar de destaque não apenas nas prateleiras dos supermercado mas nas garrafeiras das mais conceituadas casas e galerias de vinho.

São vinhos elegantes e que demonstram o que torna esta região do centro de Portugal tão especial.

O trabalho de divulgação dos Vinhos do Dão tem vindo a ser mais intenso com Viseu e Nelas a quererem que este segredo deixe de estar guardado nas caves de alguns, e se torne em mais um cartão de visita desta região.

Nelas tem apostado fortemente na divulgação dos seus produtores sendo que o evento maior do concelho está associado ao vinho.

A Feira do Vinho do Dão assinala este ano a sua 25ª edição.

Assume-se como sendo o maior evento em torno deste vinho, enaltecendo os seus produtores e as suas castas, apresentando o Vinho do Dão como o exemplo palpável da essência das suas gentes e o maior legado que a história da região deixa aos seus descendentes.

Em 25 anos de Feira, este evento tem vindo a registar um crescimento substancial e são cada vez mais as pessoas que procuram este certame para ficarem a conhecer melhor os vinhos e produtores do Dão, assim como a sua gastronomia e parte da sua cultura e tradições.

_JPC6920-1

E vale a pena, vale muito a pena ir até Nelas no primeiro fim-de-semana de setembro e de copo na mão dar-se ao prazer de descobrir os vinhos do Dão pelas mãos de quem os produz e ficar a conhecer os seus segredos, as suas elegantes nuances e contornos e deixar-se deambular por este universo singular que é o dos Vinhos do Dão.

_JPC7592-1

Mas há mais para ver e fazer na Feira do Vinho do Dão!

A organização preocupa-se em chegar a todo o tipo de público, como a terceira edição do Musical produzido pela Contracanto, “As Músicas que os Vinhos Dão” que reúne dezenas de atores num espetáculo único, produzido propositadamente para este evento e que procura enaltecer a história das gentes da região, num cenário impressionante, com espetáculos a acontecerem em todas as noites do evento.

_JPC5977-1

Outra das apostas do Município m relação à programação da Feira do Vinho do Dão passa pela divulgação do seu património gastronómico, associando-o ao vinho, com o Chef Diogo Rocha, do Restaurante Mesa de Lemos, a ser o principal ator, apresentando na edição deste ano aquilo que batizou de Menu 25, claramente inspirado nas Bodas de Prata do evento, onde irá criar uma receita inspirada em 25 vinhos selecionados por Luís Lopes, Diretor da Revista de Vinhos. Este será um momento especial para os apreciadores de gastronomia e decorrerá no sábado, dia 3, pelas 11h00.

Mas há mais nesta Feira do Vinho do Dão, com a promoção de um encontro de Confrarias Báquicas e Gastronómicas apadrinhado pelo Chef Hélio Loureiro e Mário Louro, na tarde de sábado.

A gastronomia é uma grande aposta da Feira do Vinho do Dão com a Praça de Alimentação a crescer e a receber mais restaurantes e a proporcionar um leque variado de opções para os que quiserem almoçar ou jantar no recinto da Feira.

A animação será uma constante nas noites do evento a começar na sexta-feira com um Wine Sunset num final de tarde que promete ser inesquecível.

O final de noite da Feira será sempre acompanhado de uma festa, a #FVD Party com Bandas locais e Dj’s a animarem os presentes.

Esta será uma edição especial e por isso estão preparadas algumas iniciativas como o lançamento de um romance inspirado na história de Santar, Nelas e da região.

“O tempo certo do Vinho” é da autoria de Sandra Leal e o livro será dado a conhecer no sábado pelas 16h00.

Outra das iniciativas em torno das Bodas de Prata é a prova de vinhos exclusiva que irá decorrer no sábado pelas 11h00. “25 Anos, 25 Vinhos”, vai reunir, tal como o nome indica, 25 vinhos de 15 produtores, cuidadosamente selecionados por Luís Lopes e pelo enólogo Anselmo Mendes.

Não é apenas a feira do Vinho do Dão que comemora 25 anos, também os vinhos Quinta de Cabriz assinalam as Bodas de Prata e associam-se ao evento numa festa no domingo, onde será confecionado e decorado ao vivo um bolo gigante de 250kg.

São muitos os motivos que nos levam a sugerir a Feira do Vinho do Dão, que decorre nos dias 2, 3 e 4 de setembro, em Nelas. Será um fim-de-semana especial não apenas para os apreciadores de vinho mas para todos aqueles que querem descobrir o Dão.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *