Festival da Primavera em Viseu

Apesar das previsões nos levarem a considerar o contrário, a Primavera já começou.

Esqueçamos o frio e a chuva que teimam em manter o inverno por cá e vamos celebrar a nova estação, mesmo que seja preciso recorrer a exercícios complexos de imaginação…

Viseu quer celebrar a Primavera e fá-lo em grande com o Festival de Música da Primavera que decorre durante 27 dias! Esta será a 9ª edição e decorrerá entre os dias 8 e 30 de abril, altura em que, esperamos, o inverno já nos tenha deixado!

Este é um Festival que conta, igualmente, com um concurso internacional de guitarra e vai ter a participação de 368 músicos nacionais e internacionais, das áreas da guitarra, piano, saxofone e bandeneon, em 27 concertos.

Este Festival quer chegar a todos, mesmo àqueles que não podem vir aos concertos, levando música a mais de 500 pessoas de diferentes instituições, entre as quais o Estabelecimento Prisional de Viseu, Lar Viscondessa de São Caetano, a Associação Portuguesa Pais e Amigos Cidadão Deficiente Mental (APPADCM) e ala pediátrica do Hospital de São Teotónio, numa vertente que se quer, também pedagógica.

O Festival passará por 12 palcos e salas da cidade, como o Teatro Viriato, aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e Solar do Vinho do Dão.

Entre os dias 26 e 30 de abril decorrerá o Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, com concorrentes de pelo menos seis nacionalidades. O vencedor levará para casa 8 mil euros e terá a oportunidade de atuar nos festivais de guitarra de Paris, Sevilha e Bratislava.

Nesta edição a organização convida todos a sentir, descobrir e viver a Música da Primavera na cidade de Viriato. Da música antiga, à música contemporânea, o público poderá desfrutar de concertos dedicados a vários instrumentos, música de câmara, orquestras, música elaborada e/ou executada com computador, e o cruzamento da música com outras artes.

Destaque, ainda, para as Masterclasses de Guitarra que irão decorrer de 26 a 30 de abril, destinadas a guitarristas de nível médio ou superior, músicos profissionais e professores de Guitarra e ministradas por Roberto Aussel, Jérémy Jouve, André Madeira, Peter Katona, Zoltán Katona. Cada participante ativo terá 3 aulas de 30 minutos cada sendo assegurada, pelo menos uma, aula com um professor da sua escolha.

Nos dias 15 e 16 terão lugar as Masterclass de Saxofone com os professores Samuel Maingaud, Michel Oberli, Guy Rebreyend, Frédéric Saumgne, também destinada a Saxofonistas de nível médio ou superior, músicos profissionais e professores de saxofone.

As Masterclass de Canto estão previstas para os dias 11 e 12 de abril e serão ministradas por Susan Waters.

 

Descubra Viseu:

https://heartbeat.pt/5-locais-visita-viseu/

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *