XV Oppidana – Com todo o Espírito Académico

De capas negras traçadas, sorriso no rosto, gargalhadas juvenis cheias de esperança pelo que o futuro trará.

Correm atrás dos sonhos e vivem estes anos com a voracidade de quem teme que a juventude escape pelos dedos. De capas negras traçadas percorrem as ruas com os seus cantares, afastando fantasmas e conquistando corações. São estudantes, são tunas e ninguém lhes é indiferente ao cantar, à alegria e à sua mística.

São anos que passam a correr, escorrendo pelos nossos dedos como areia. Ir a um Festival de Tunas é mais especial para quem já foi do que para quem ainda é estudante.

É uma viagem a um passado cheio de memórias daquilo que nos fez o que hoje somos. Basta que fechemos os olhos ao som de uma serenata para que os cheiros, os risos, os amigos, as memórias regressem com um vigor assombroso e explodam em lágrimas que nos enchem os olhos.

É isso que sei que irá acontecer no próximo dia 5 de março, no Teatro Municipal da Guarda, com o 15º Oppidana, o Festival de Tunas da Guarda e um dos melhores do país, não apenas por ser o Festival da Copituna D’Oppidana, a Tuna Académica do Instituto Politécnico da Guarda, mas por ter a tradição de reunir as melhores Tunas Académicas do País num espetáculo imperdível e que tem, sempre, casa cheia.

copituna

Nesta 15ª edição a tradição mantém-se com o Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda a receber Tunas de grande gabarito a nível nacional como a AZEITUNA – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, EUC – Estudantina Unievrsitária de Coimbra, TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto, TAFDUP – Tuna Académica da Faculdade de Direito do Porto e EAISEL – Estudantina académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com a Copituna a atuar extra concurso.

Este é um Festival que tem muito relevo para as Tunas já que são atribuídos prémios às participantes. Este ano a concurso está o Grande Prémio Oppidana 2016 para Melhor Tuna, Melhor Peça Instrumental, Melhor Solista, Melhor Bandeiram, Melhor Pandeireta, Melhor Serenata e Tuna+Tuna.

No próximo dia 5 façam uma viagem ao passado de estudante, revivam memórias, soltem sorrisos e lágrimas! Vão até ao TMG!

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *