Praia na Serra da Estrela? Vamos!

Geralmente quando nos referimos à Serra da Estrela a primeira coisa que nos vem à cabeça é a neve, não pensamos em praia.

A neve é, de facto, uma grande atração, mas é apenas uma pequena parte daquilo que a região tem para oferecer, até porque só há neve durante uns meses ou, em alguns anos, durante apenas algumas semanas.

A Serra da Estrela é mais do que isso e no verão a oferta é muita! Com rios e barragens, parques de campismo e turismo rural de excelência, a região é, para muitos, o destino ideal, até porque nem todos gostamos de praias e gente amontoada nos areais, filas de trânsito intermináveis e sol abrasador.

Na Serra o verão é verdadeiramente relaxante.

Nos últimos anos temos assistido a uma forte aposta por parte de diversas entidades na dinamização e construção de Praias Fluviais. Locvais que aproveitam a excelente qualidade das águas que brotam na Serra e as paradisíacas paisagens circundantes. Praias que oferecem a oportunidade aos visitantes de disfrutarem de momentos idílicos.

Tal é a qualidade das Praias da região que todos os anos algumas são galardoadas com a Bandeira Azul. Esta bandeira distingue as praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios como informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental de equipamentos e segurança e serviços. Na região da Serra da Estrela, encontramos praias fluviais que reúnem estas condições e que são contempladas, já há vários anos, com a Bandeira azul que atesta a qualidade das mesmas.

Este ano as Praias Fluviais contempladas não surpreenderam, já que são repetentes nesta atribuição e são, de facto, belíssimas!

Praia Fluvial de Loriga

Na região de Seia, em Loriga encontramos uma praia maravilhosa, foi finalista no concurso “7 maravilhas – Praias de Portugal” e é a única praia portuguesa situada num vale glaciário, aliás ainda se podem ver vestígios desse glaciar. Está enquadrada numa paisagem fantástica e possui água de excelente qualidade, puras e cristalinas que lhe valeram a atribuição, por parte da Quercus de “Qualidade de ouro”.

loriga

Praia de Alvoco das Várzeas

Em Oliveira do Hospital encontramos a Praia de Alvoco das Várzeas, de água cristalina, envolta por um parque de merendas protegido por arvoredo que protege os visitantes nos dias quentes de verão. As águas do rio Alvoco são frescas e serpenteiam junto a uma ponte medieval que completa a paisagem privilegiada para a Serra da Estrela.

alvoco varzeas

Praia de Valhelhas

valhelhas

Entre a cidade da Guarda e Manteigas encontramos Valhelhas. Uma vila pitoresca que, por si, só já vale a pena ser visitada. Lá encontramos uma Praia Fluvial que convida a que se passem por lá uns belos dias, já que está apoiada por um parque de campismo convidativo. Esta praia está rodeada de arvoredo, com áreas relvadas e uma zona com muitas sombras propícia para um dia de piquenique com a família! As águas do rio Zêzere convidam a mergulhos no meio dos peixes que por lá nadam.

São muitos os motivos que levam as pessoas a escolherem as frescas águas doces das praias fluviais da região em detrimento das praias de areia quente e água salgada do litoral. Portugal é muito mais que litoral, e a Serra da Estrela é um ótimo destino para descansar em familia. Tem sol, calor, paisagens de cortar a respiração, natureza luxuriosa e praia. Que mais podemos pedir?

Fotos: sesimbraportugal.blogspot.pt, toloriga52.blogs.sapo.pt e ccdrc

12 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *