Figueira acolhe especialistas mundiais em Workshop

Figueira de Castelo Rodrigo é, nos dias 17,18 e 19 de julho, um centro de conhecimento ao acolher cerca de 50 especialistas internacionais num workshop que irá debruçar-se sobre a utilização de standards abertos como Open Access, Open Labs, Open Software, Creative Commons ou Open Furniture, como potenciadores de desenvolvimento em áreas como a ciência, educação, tecnologia e cultura, numa coordenação do astrofísico Pedro Russo, líder do projeto internacional de divulgação e educação em astronomia e ciências do espaço EU Space Awareness, na Universidade de Leiden na Holanda.

Pedro Russo pretende, com este workshop, ajudar a quebrar as barreiras à participação equitativa na ciência, tecnologia, educação e cultura, por aqueles que vivem em locais menos centrais.

Durante os três dias os participantes terão a oportunidade de desenvolver planos para estabelecer uma infraestrutura de longo prazo para envolver diferentes comunidades locais com diversas áreas do saber.

Neste Workshop vão estar presentes investigadores como o fundador do estúdio de designer Nosigner e criador dos escritórios open source para a Mozilla (Firefox) em Tóquio, Eisuke Tachikawa e, ainda, Edward Gomez, diretor de educação do programa científico LCOGT fundado pelo vice-presidente da Google, Wayne Rosing.

O evento decorre de uma parceria entre a Universidade de Leiden e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e para participar basta que se inscreva no site http://www.open.org.pt/.

Mas afinal o que são Standards Abertos? Trata-se de padrões, como dados e software disponibilizados ao público em geral e desenvolvidos, aprovados e mantidos através de um processo colaborativo. Os Standards Abertos podem ajudar a melhorar serviços prestados por organizações e instituições como as autarquias. Estes Standars têm revolucionado áreas tão diversas como a ciência (Open Access, Open Labs), educação (Open Educational Resources), tecnologia (Open Software e Hardware), cultura (Creative Commons) ou design e arquitetura (Open Making, Open Furniture).

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *