business, gastronomia

Sogrape lança novos vinhos Grão Vasco

Já estão no mercado os novos Grão Vasco da Sogrape. O lançamento destas novas colheitas aconteceu na Tasca da Esquina, do Chef Vítor Sobral, em Lisboa.

Na apresentação a enóloga Beatriz Cabral de Almeida conduziu uma prova de Grão Vasco das décadas de 1970, 80, 90 e 2000. Os vinhos de 2016 foram apresentados logo a seguir, tanto o branco como o tinto, dando a conhecer uma imagem e conceitos renovados. A Sogrape quer apresentar um novo Dão aos consumidores atuais que estão cada vez mais exigentes e informados.

A mudança aconteceu com uma nova garrafa e um rotulo mais moderno e apelativo e que representam uma aproximação à Quinta dos Carvalhais, nome incontornável do Dão.

Os Grão Vasco são vinhos de referência no Dão com assinatura da Quinta dos Carvalhais que assinalam 60 vindimas este ano e por isso apresenta-se nestas novas garrafas como um vinho preparado para o futuro do Dão.

O Grão Vasco Branco é um vinho jovem e fresco, bastante expressivo. Para manter este perfil, a enologia aposta na utilização de leveduras selecionadas na Quinta dos Carvalhais e recorre a temperaturas de fermentação mais baixas. Na adega, os cuidados a ter são muitos, mas sobretudo há que proteger o vinho da oxidação e, assim, garantir que o resultado final expresse o melhor do terroir do Dão.

No caso do Grão Vasco Tinto, é privilegiada a intensidade da fruta vermelha, num conjunto que se revela concentrado e bem definido, mas simultaneamente elegante e suave na boca. A seleção cuidada de uvas e o controlo da extração suave, em cada fermentação alcoólica, permitem à enologia a obtenção deste perfil.

O PVP recomendado é de 3,49€.

 

Fonte: vinhoportovintage; revista de vinhos

Comente